Escola Secundária

A Junta de Freguesia da Quinta do Conde (Vítor Antunes e Clara Salvador) reuniu dia 26 de Outubro em Lisboa com o Director Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo (José Alberto Duarte) que, acompanhado do Director Regional Adjunto (João Passarinho), respondeu às inquietações dos quintacondenses, concretamente o calendário para a construção da Escola Secundária; a inexistência de quadro de pessoal não docente no Agrupamento de Escolas da Boa Água; e a vulnerabilidade da Escola Básica n.º3 da Quinta do Conde (Rua Sebastião da Gama) onde uma professora havia sido agredida na véspera, em plena aula, por familiares de alunos que ali entraram indevidamente.

No que concerne ao ensino secundário o senhor Director confirmou as notícias vindas a público, da avaliação à “Parque Escolar”, e afirmou-se perplexo com a herança que aquela empresa, responsável pela construção e manutenção de equipamentos escolares, deixa ao país. Reconheceu todavia que a responsabilidade pela construção da escola secundária é do Governo e por isso vai em breve reunir com as Câmara Municipais e os Agrupamentos Escolares envolvidos para encontrar soluções.

A inexistência de quadro de pessoal no Agrupamento de Escolas da Boa Água foi identificada por José Alberto Duarte como uma situação anómala e singular, dependente apenas de autorização superior.

Relativamente ao episódio observado na Escola Básica n.º3 da Quinta do Conde, o senhor Director garantiu que iria realizar algumas diligências para prevenir a repetição do acontecido.