Desafios da Junta para 2012

O Plano de Actividades da Junta de Freguesia da Quinta do Conde para 2012 identifica e esclarece as principais linhas de acção a desenvolver e as prioridades programáticas mais relevantes, tendo em conta o âmbito das suas competências e as disponibilidades económicas.

No quadro das atribuições próprias e daquelas que foram delegadas pela Câmara Municipal de Sesimbra, a Junta de Freguesia da Quinta do Conde elaborou um Orçamento que intenta prosseguir a sua actividade política na estrita observação da lei e do interesse público dos cidadãos.

Os documentos foram elaborados com detalhe e especificação. Deles se retém que a atenção da Junta de Freguesia incide em áreas sensíveis como a “Educação”, a “Saúde”, a “Segurança” e a “Acção Social”. E não obstante parecer relevado para segundo plano, a Junta continua atenta à juventude, ao ambiente, à cultura e às iniciativas de desenvolvimento económico local.

Por comparação com 2011, os valores não divergem muito: mais 5.352,24€. Observa-se redução de receitas em várias rubricas (menos 5.280€ do Fundo de Financiamento das Freguesias; menos 5.000€ do Protocolo com o Centro de Emprego / Apresentação de Desempregados;…) e um acréscimo substancial na previsão da receita em “mercados e feiras” (em 2011: 20.000€; para 2012: 39.000€), sustentado pelo trabalho estrutural realizado em 2011.
A Junta destinou dez mil euros para apoio ao Movimento Associativo. Outro tanto para a construção do Parque Radical. Pretende promover o gosto pelos jogos populares e propõe-se organizar uma jornada de plantação de árvores.

Manter os festejos do Carnaval, dos Santos Populares, o Festival do Caracol e o Concurso de Presépios. Ampliar o apoio a bolsas de estudo.