Autarquias e Associações reunidas

Com a presença de dirigentes de 27 associações, mais representantes da Câmara Municipal de Sesimbra e da Junta de Freguesia realizou-se dia 19 de Janeiro na sede da Junta a primeira abordagem às principais actividades conjuntas a realizar em 2012, designadamente os festejos carnavalescos, o 25 de Abril, a Feira Festa, os Santos e as Marchas Populares, o Festival do Caracol e outras iniciativas. O presidente da Junta de Freguesia depois de justificar a convocatória descreveu por ordem cronológica algumas das intenções da autarquia.

Carnaval: Assinalar a quadra carnavalesca com um desfile de crianças dos infantários locais, no dia 17 de Fevereiro, junto ao Mercado Municipal e um “Corso Trapalhão” a realizar dia 18 de Fevereiro na Avenida 1.º de Maio. Festa da Árvore: associada ao Dia Mundial da Árvore, com plantação de árvores e outras iniciativas, no primeiro fim-de-semana da Primavera. 38.º Aniversário do 25 de Abril, a realizar no Parque da Vila em moldes semelhantes aos dos últimos anos. Feira Festa já com data marcada para realizar de 1 a 10 de Junho. Festejos dos Santos Populares, que inclui as Marchas Populares e cuja realização se anunciou para o período que medeia entre 12 e 27 de Junho. Para o III Festival do Caracol do Concelho de Sesimbra está previsto o fim-de-semana de 29 de Junho a 1 de Julho, inclusive. A Junta anunciou o propósito de assinalar o 27.º Aniversário da criação da Freguesia no dia 9 de Outubro e propõe-se organizar o III Concerto de Natal, dia 8 de Dezembro, bem como o III Concurso de Presépios (de 20 de Dezembro a 6 de Janeiro de 2013). A promoção dos jogos populares portugueses constitui outra intenção da autarquia que mantém o protocolo com a Confederação das Colectividades para a “Formação Associativa”.

Felícia Costa, vice-presidente da Câmara Municipal de Sesimbra anunciou de seguida os compromissos financeiros e logísticos que a edilidade pode assumir e que em regra se situam ao nível daqueles que foram contraídos em 2011.

Após demorada troca de argumentos, principalmente a propósito do melhor local para o “Corso Trapalhão”, optou-se por reunir os diretamente interessados dois dias depois para ponderar e decidir. E dia 21 concluiu-se que em 2012 o Corso Trapalhão será na Avenida 1.º de Maio.