Director Regional de Educação visitou escolas da Quinta do Conde

A convite da Junta de Freguesia da Quinta do Conde o Director Regional de Educação visitou esta quarta-feira, dia 11 de Janeiro, as escolas sede agrupamento (Escola Básica Integrada da Boa Água, Escola Básica Integrada da Quinta do Conde e Escola Michel Giacometti) e trocou impressões com os agentes educativos locais. Através da visita a Junta de Freguesia visava mostrar a seriedade do problema criado com a suspensão do processo de construção da Escola Secundária e abrir caminho a soluções, quer  para o futuro imediato, quer a médio prazo.

Além do  Director Regional (José Alberto Duarte), e da Junta de Freguesia de Quinta do Conde (Vítor Antunes e Clara Salvador), a jornada de trabalho envolveu ainda Vereadora do Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Sesimbra (Felícia Costa) e a chefe da Divisão de Educação desta autarquia (Ana Alves), o presidente da Junta de Freguesia de S. Simão (João Carpelho), a Directora do Agrupamento Vertical de Escolas de Azeitão (Clara Félix), o Director do Agrupamento de Escolas da Boa Água (Nuno Mantas) e a professora Paula Soeiro deste Agrupamento, a Directora do Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde (Clara Rosa), o Director do Agrupamento de Escolas Michel Giacometti (Eduardo Cruz)e o presidente da Associação de Pais da Escola Michel Giacometti (José Carlos Gomes).

A premência da construção da Escola Secundária na Quinta do Conde foi devidamente apresentada e justificada, bem como os problemas que se anunciam já para o início do próximo ano lectivo, perante um crescente de solicitações e redução de vagas, decorrente também da ampliação de 9 para 12 anos de ensino obrigatório. As deslocações para escolas periféricas de outros concelhos e os custos económicos e sociais, para as famílias e para as autarquias, dessas mesmas deslocações, também foram abordados.

Estabeleceu-se, entre outras decisões, que a reunião de rede escolar, habitualmente de âmbito concelhio, irá realizar-se este ano em Sesimbra, para este município e para os concelhos de Setúbal e Palmela.