Toponímia

O Presidente da Junta de Freguesia da Quinta do Conde propôs em recente reunião da Comissão Municipal de Toponímia a classificação de três arruamentos do Conde 2 e a revisão da classificação toponímica das ruas António José de Almeida e Afonso Costa, também no Conde 2, adequando a denominação à extensão da rua e à sua actual descontinuidade. Com efeito, a classificação aprovada em 1993, antes do asfaltamento destas ruas considerou as artérias em toda a sua extensão.

Com a regularização do troço e respectivo asfaltamento a continuidade da Rua António José de Almeida foi interrompida uma vez e a da Rua Afonso Costa interrompida duas vezes.  Considerando os inconvenientes que a mudança de nome acrescenta aos residentes a sugestão agora apreciada prevê manter os nomes originais nos troços mais populosos e aprovar denominações novas para os restantes.

Mantem-se o critério da sectorização e neste caso concreto as novas denominações propostas estão associadas à Implantação da República Concretamente preconiza-se, após auscultação aos residentes e aprovação municipal, que passe a vigorar o seguinte. Rua Duarte Leite: Começa na Rua Manuel de Arriaga (lote 1325) e termina na Rua Ana Castro Osório (lote 861). Rua Henrique de Mendonça: Começa na Rua Manuel de Arriaga (lote 1346) e termina na Rua Ana Castro Osório (lote 846). Rua Henriques Nogueira: Começa na Rua Manuel de Arriaga (lote 1360) e termina na Rua Teófilo de Braga (lote 548). Rua Afonso Costa: Começa na Rua Henriques Nogueira (lote 1250) e termina na Avenida da Liberdade. Rua António Maria da Silva: Começa na Avenida 1.º de Maio (lote 1305) e termina na Rua Duarte Leite (lote 1287). Rua Magalhães Lima: Começa no beco sem saída junto ao lote 1176 e termina na Rua Henriques Mendonça (lote 1266). Rua António José de Almeida: Começa na Avenida 1.º de Maio (lote 1153) e termina na Rua Henriques Mendonça (lote 1114). Rua Sampaio Bruno: Começa na Rua Henriques Nogueira (lote 1098) e termina na Avenida da Liberdade.