III Concurso de Presépios – Classificação

O Concerto de Reis e a cerimónia de entrega de prémios do III Concurso de Presépios da Quinta do Conde, reuniram, quarta-feira, 9 de Janeiro, no auditório da Escola Básica Integrada da Boa Água, alunos, professores, encarregados de educação, coletividades e demais participantes no certame.

O encontro, caracterizado pela afirmação de alguns dos traços que marcam a identidade local, assumiu-se como um festivo momento de convívio entre a comunidade escolar e as restantes forças vivas da freguesia, tendente a estimular a manutenção de valores e tradições que, radicando na memória das diferentes origens que constituem a população da atual Vila, devem ser preservadas e estimuladas.

Organizado pela Junta de Freguesia, em colaboração com a Paróquia, o III Concurso de Presépios, constituiu uma expressão inequívoca da vitalidade com que esse tipo de manifestações emerge no imaginário popular, quer pelo número de concorrentes verificado, quer pela diversidade e originalidade de algumas criações apresentadas.
Animado pela Orquestra Geração, afeta ao Agrupamento de Escolas da Boa Água; Clube de Música do Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde e Clube de Música da Escola Michel Giacometti, o evento permitiu ainda observar o trabalho desenvolvido pelos referidos estabelecimentos de ensino da localidade, em matéria de educação musical.

No decurso da cerimónia, Vítor Antunes, Presidente da Junta de Freguesia, congratulou-se com a adesão que esta edição do certame constatou, facto que, afirmou, “muito contribui para que sintamos que os objetivos que estiveram na génese desta iniciativa estão a ser alcançados, pois, trata-se de uma ação que visa, a um tempo, fomentar a criatividade dos cidadãos, coletividades e escolas da Freguesia e, a outro, concorrer para a salvaguarda de algo que marca o ADN do povo português, logo, da população quintacondense”.

Presente igualmente na cerimónia, Daniel Nascimento, pároco da Quinta do Conde expressou a opinião de que “mau grado os tempos que correm é bom que mantenhamos os presépio na nossa tradição e cultura”, posição reafirmada por Felícia Costa, Vice-presidente da Câmara Municipal de Sesimbra e detentora do pelouro da educação e cultura da edilidade, quando salientou serem “momentos como estes que nos dão alento para resistirmos às más noticias que nos assolam”.
De acordo com ainda a edil, “são iniciativas e acontecimentos como o que hoje aqui nos reúne, que refletem e fomentam a matriz identitário de um povo, nos fazem seguir em contra-ciclo, criando um ambiente bom para os nossos filhos crescerem, mesmo quando nos tentam despojar dos valores mais ancestrais e da nossa dignidade.

Classificação:
Escalão Particulares