Escola Michel Giacometti promoveu Arraial Popular

Escola Michel Giacometti promoveu Arraial Popular

Mobilizando alunos, encarregados de educação, professores e um amplo conjunto de entidades e cidadãos da freguesia, o Agrupamento de Escolas Michel Giacometti , promoveu, ao longo dos dias 31 de maio e 1 de junho, um arraial popular, constituído por um interessante e diversificado programa de actividades culturais, recreativas e desportivas.

Concebida no quadro do projecto educativo que a referida escola desenvolve, alicerçado na criação de dinâmicas sociais, susceptíveis de contribuírem para a valorização de aspectos da cultura popular portuguesa potenciadores de aprendizagens significantes, a referida iniciativa pretendeu assumir-se como um espaço de interacção entre a comunidade escolar e os diferentes agentes que operam no tecido social da localidade.

Promovida com o apoio da Junta de Freguesia da Quinta do Conde, Câmara Municipal de Sesimbra, GNR e Bombeiros Voluntários de Sesimbra, a iniciativa, dinamizada pelo grupo de professores responsável pela organização das “Jornadas Medievais” levadas a efeito no ano lectivo 2010/2011, reuniu ainda a colaboração de várias colectividades e associações locais, instituições que muito contribuíram para o êxito do evento.

Segundo um dos docentes que integrou a equipa organizadora dos festejos tendentes a assinalar o final das actividades lectivas na aludida escola, outro dos objectivos que animaram a organização, visava a mobilização de vontades e saberes exteriores ao próprio estabelecimento de ensino, razão pela qual a programação contemplou igualmente uma extensa área para a instalação de bancas temáticas, artesanato e doçaria, algumas das quais ocupadas por entidades alheias à escola.

Entre as várias actividades levadas a efeito nos dois dias do evento, assume particular destaque a denominada ‘Feira da Profissões’, mostra que permitiu a deslocação à freguesia de diversas instituições de ensino superior para efectuarem a apresentação dos seus cursos, proporcionado, assim, aos jovens que se aprestam para concluir este ciclo de ensino, vislumbrar quais as saídas que melhor se adequam às expectativas com que vislumbram o seu futuro.