GOP e Orçamento para 2014

Compete à Junta de Freguesia, elaborar e submeter à aprovação da Assembleia de Freguesia, as Grandes Opções do Plano (vulgo Plano de Atividades) e a proposta de Orçamento. Estes documentos foram aprovados por unanimidade na reunião de 4 de dezembro.
Destacam-se, de entre as intenções da Junta para 2014, as recorrentes reivindicações da escola secundária, do lar de idosos, do quartel para as forças de segurança, da loja do cidadão e do hospital no Seixal. Persiste também o Prémio de Ciclismo Juvenil, o apoio às atividades das escolas, a celebração de datas marcantes, à cabeça das quais o 40.º aniversário do 25 de Abril.
As novidades nos primeiros documentos previsionais do atual mandato estão na “defesa” da construção de um pavilhão multiusos; na intenção de “executar o projeto e pugnar pela construção” de uma pista de BMX e outra de aeromodelismo; de criar uma Unidade Local de Proteção Civil; de estudar a viabilidade de um tribunal “Julgado de Paz” na Freguesia; e criar um doce regional que se identifique com a Quinta do Conde.
As Grandes Opções do Plano, instrumento estruturante e orientador de gestão, são, também, o elemento fundamental para a elaboração de um Orçamento capaz de afetar os recursos necessários aos objetivos definidos. O Orçamento foi concebido de acordo com as regras do POCAL, em estrita obediência da Lei, com o propósito de dar cumprimento às Grandes Opções do Plano, alicerçado no rigor próprio de quem assume trabalho e competência.
A elaboração dos documentos foi precedida de múltiplas reuniões: com a Câmara Municipal de Sesimbra, com representantes dos grupos políticos representados na Assembleia de Freguesia, com o movimento associativo local, com direções de várias estruturas associativas regionais e com o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local.
As Grandes Opções do Plano e o Orçamento para 2014 são apreciados e votados pela Assembleia de Freguesia dia 27 de dezembro, às 21h00.