Quinta do Conde recebeu Campeonato Distrital de Corta-Mato

A Quinta do Conde recebeu pela primeira vez na história da modalidade, o Campeonato Distrital de Corta-Mato. A iniciativa resultante de uma parceria entre Junta de Freguesia e a Associação de Atletismo de Setúbal, contou com a colaboração da Câmara Municipal de Sesimbra, Associação para o Desenvolvimento da Quinta do Conde, Grupo Desportivo e Cultural do Conde 2 e Grupo 232 da Associação de Escoteiros de Portugal, constituiu um êxito que abre perspectivas de novas realizações desportivas.

O evento, realizada dia 18 de janeiro no espaço fronteiro às instalações da Associação para o Desenvolvimento da Quinta do Conde, reuniu cerca de duas centenas de atletas federados nos diferentes escalões, em representação de clubes e agremiações provenientes de diversas localidades da região, assumindo-se como uma boa jornada de divulgação do atletismo, ante a excelência das condições que o local oferece para a disputa deste tipo de provas.

Segundo Manuel Aguiar, presidente da Associação de Atletismo de Setúbal, “esta experiência revelou-se muito proveitosa, dado estarmos perante um percurso que possui muito boas condições para a prática desta especialidade, a que se associou ainda a imaculada parceria da Junta de Freguesia e a colaboração da Câmara Municipal, pelo que encaramos com grande simpatia a possibilidade de prosseguirmos a colaboração ora iniciada.”

De acordo ainda com o dirigente associativo, “a par da componente meramente competitiva, um dos objectivos da Associação é dinamizar a prática da modalidade no quadro do Distrito, em ordem a estimular o aparecimento de mais clubes e atletas, razão pela qual a realização de eventos desta natureza em zonas habitacionais com elevado número de jovens, como é o caso, visa também esse desígnio.”

Opinião semelhante manifestou Adriano Encarnação, Director Técnico da AAS, considerando que em termos desportivos, a aludida prova ficou “marcada pelo registo de óptimos resultados e aos quais não é alheia a circunstância dos atletas terem tido a possibilidade de evoluir num percurso muto bom, constituído por zonas rápidas e outras de grande exigência técnica e física, tornando assim o traçado muito equilibrado.”

Satisfeito com a forma como decorreu a competição e todos os aspectos que envolveram a sua organização, Adriano Encarnação sustenta que o êxito desta edição radica, em larga medida, “no espectacular empenho que a autarquia quintacondense lhe atribuiu, valorizando assim a prova, situação que”, defendeu, “decorre do seu presidente ter sido também praticante de atletismo e conhecer as especificidades da modalidade.”

Classificações

1º David Fortes  JAMBSC   18.59
2.º Cláudio Ribeiro GDC      18.30
3º Guilherme Fernandes GDC      18.40