Curso de Primeiros Socorros

Curso de Primeiros Socorros

Estão abertas as inscrições para o Curso de Primeiros Socorros a realizar na Junta de Freguesia da Quinta do Conde, destinado a pessoas com necessidades formativas elementares em primeiros socorros no âmbito da Segurança e Higiene no Trabalho.

Esta formação inicial, com a duração de 50 horas, visa proporcionar o conhecimento das técnicas de primeiros socorros em caso de acidente e identificar as formas de intervenção perante os diferentes tipos de acidentes.

O conteúdo programático da formação prevê, nos Primeiros Socorros, abordar a atuação refletida rápida e adequada face às diferentes situações, bem como o limite da ação. Nos acidentes de pele, as formas de atuação perante feridas, picadas e queimaduras. Nos acidentes do esqueleto, as formas de atuação perante entorses, luxações e fraturas. Nos acidentes digestivos, as formas de atuação em caso de indigestão, obstipação, intoxicação e envenenamento. Nos acidentes circulatórios as formas de atuação em casos de hemorragias, síncope e golpe de ar (geral ou frio). Nos acidentes respiratórios, como atuar nos casos de asfixia e dificuldades respiratórias. Noutros tipos de acidentes, as formas de atuação e prevenção em acidentes com corrente elétrica; as técnicas de imobilização; a prevenção de contaminação (microbiana, viral e parasitária). Os primeiros cuidados e atitudes em situações específicas (etílica; epilética; convulsiva e depressiva). A organização da mala de primeiros socorros: os medicamentos, a localização, organização e segurança; a conservação, prescrição e eliminação; o emprego abusivo.

O custo individual da formação são 125 euros (para um grupo mínimo de dez formandos).  No final os formandos receberão um certificado de formação.