Formação em linguagem gestual

Estão abertas as inscrições para a frequência do Curso de Iniciação à Língua Gestual Portuguesa – Nível A1, a realizar na Junta de Freguesia da Quinta do Conde. O Curso destina-se a pessoas interessadas em desenvolver as suas competências de comunicação em Língua Gestual Portuguesa e obter alguns conhecimentos sobre a Comunidade Surda e a sua Cultura; com idade igual ou superior a 18 anos e escolaridade mínima obrigatória.
Esta iniciativa, uma parceria da Junta de Freguesia com a empresa “1/2 de Palavras” visa genericamente dotar os formandos de competências linguísticas em LGP nível A1, segundo o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, que os habilitem a dar informações corretas sobre pessoas surdas, a sua comunidade e a sua cultura; a distinguir/Identificar corretamente os gestos do alfabeto manual; a distinguir/Identificar as várias configurações da mão; a diferenciar números cardinais de números ordinais; a executar corretamente os gestos da LGP relativos ao alfabeto manual, cores, números, dias da semana, horas, meses do ano, saudações, pronomes, verbos, família, estado civil, profissões, animais, refeições, alimentação, vestuário, habitação, países, cidades e meios de transporte.
O curso lecionado em 25 horas em horário pós-laboral prevê: Introdução à Comunidade Surda, Alfabeto Manual, Configurações da Mão, Cores, Números Cardinais e Ordinais, Dias da Semana, Horas, Meses do Ano, Saudações, Partículas de Ligação, Pronomes, Verbos, Família, Estado Civil, Profissões, Animais, Refeições, Alimentação, Frutos, Vestuário, Habitação, Países, Cidades, Meios de Transporte.
A metodologia de formação assenta na utilização dos métodos ativo (ex. conversação), expositivo, interrogativo (ex. jogo de perguntas em LGP) e demonstrativo (ex. configuração da mão). O custo individual da formação são 125 euros (para um grupo mínimo de dez formandos).
No final da formação os formandos receberão um certificado de frequência em “Língua Gestual Portuguesa – Nível A1”, desde que tenham frequentado 80% do mesmo.