Universidade Sénior

Estão abertas na Junta de Freguesia da Quinta do Conde as inscrições de alunos para a frequência da Universidade Sénior e o início das aulas está previsto para o próximo dia 7 de abril.

O projeto da criação de uma Universidade Sénior na Freguesia da Quinta do Conde remonta a 2010 quando a Junta de Freguesia realizou as primeiras diligências para esse fim, no âmbito do Plano de Ação da Comissão Social de Freguesia da Quinta do Conde, mas alguns constrangimentos, principalmente relacionados com os espaços físicos, fizeram com que o arranque deste projeto fosse sendo adiado, mas não abandonado, como comprova a inscrição da intenção no programa eleitoral da força política maioritária da Freguesia.

Agora estão reunidas as condições para a implementação da Universidade Sénior da Quinta do Conde, uma resposta que visa a melhoria da qualidade de vida e promove o envelhecimento ativo na comunidade, resultante da parceria para este fim com a Câmara Municipal de Sesimbra, Centro Comunitário da Quinta do Conde, Centro Cultural, Social e Recreativo A Voz do Alentejo e os três Agrupamentos de Escolas da Freguesia (Boa Água, Quinta do Conde e Michel Giacometti).

Para a formalização das pré-inscrições, os alunos deverão dirigir-se à Junta de Freguesia e preencher o formulário de inscrição e entregar cópia do documento de identificação e duas fotografias tipo-passe.

Os alunos terão posteriormente que pagar uma quantia simbólica relativa ao pagamento do seguro e da inscrição, assim como o pagamento da propina por trimestre. Todas as verbas provenientes das receitas da Universidade serão aplicadas em materiais necessários para o desenvolvimento das aulas.

Numa fase inicial e no período experimental que funcionará de abril a junho, as aulas decorrerão nas instalações do CIPA no período da tarde, das 14h às 18h.
Estão previstas aulas em áreas como artes decorativas, línguas estrangeiras, história, informática, saúde, entre outras, estando neste momento a Junta de Freguesia a constituir a sua bolsa de professores voluntários.

O Sonho não tem idade é o lema da Universidade Sénior, que através de uma dinâmica de aprendizagem ao longo da vida e de educação não formal pretende proporcionar aos cidadãos maiores de 50 anos momentos culturais, educacionais e de convívio.
Para mais informações dirija-se à Junta de Freguesia da Quinta do Conde ou através do contacto 212108370.

Universidade Sénior 1