Inquérito à Mobilidade

O INE está a preparar o Inquérito à Mobilidade nas Áreas Metropolitanas do Porto e de Lisboa (IMob 2017), com lançamento previsto para outubro de 2017, com o objetivo de conhecer os padrões de mobilidade diária da população residente nestas áreas.

Este inquérito é apoiado pela Comissão Europeia/Eurostat, ocorrendo iniciativas similares noutros Estados-Membros, dada a crescente relevância desta temática no contexto das políticas de sustentabilidade ambiental dos transportes, a que se juntam as orientações do Livro Branco dos Transportes da Comissão Europeia.

A metodologia adotada prevê a recolha de dados junto dos residentes nas Áreas Metropolitanas, distribuindo-se a amostra de residências selecionadas pelos 35 municípios.
Para resposta ao inquérito estão previstas duas fases:

Primeira fase: Resposta pela Internet
O INE disponibilizará um formulário eletrónico no portal de estatísticas oficiais (http://webinq.ine.pt/home#familias) para autopreenchimento. Esta fase decorrerá entre 9 e 30 de outubro de 2017.

Segunda fase: Entrevista presencial
Para complementar a fase anterior, nomeadamente para obter respostas de grupos populacionais que habitualmente não utilizam a internet e para garantir a representatividade estatística dos resultados, decorrerá uma 2ª fase, entre 27 de outubro e 17 de dezembro de 2017, em que equipas de entrevistadores do INE, devidamente credenciados, irão efetuar entrevistas presenciais (com a utilização de computador portátil) junto das residências selecionadas. Projeta-se que esta 2ª fase envolva a necessidade de recrutamento de cerca de uma centena de entrevistadores em cada AM.

Dada a relevância deste inquérito, a necessidade de sensibilizar a população abrangida pela amostra selecionada para a importância da sua colaboração e a necessidade de promover o recrutamento de entrevistadores, o INE solicitou o apoio da Junta de Freguesia da Quinta do Conde a esta operação estatística através de:
a) inserção do link no sítio da internet da Junta de Freguesia direcionado para a página do INE sobre o inquérito: https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_imob,
b) inserção do anúncio sobre o recrutamento de entrevistadores,
c) afixação, em espaços públicos, dos cartazes de divulgação do IMob 2017, a disponibilizar pelo INE.