Junta condecora António Narciso

No âmbito do Regulamento de Condecorações, a Junta de Freguesia deliberou dia 6 de agosto atribuir a Medalha de Mérito da Freguesia a António Inácio Narciso.

Nasceu em Santana, Portel, e em 1971 possuía um estabelecimento comercial em Torre da Marinha, quando após uma visita à Quinta do Conde aqui adquiriu alguns lotes onde, pouco depois, fixou residência. António Narciso trouxe consigo os pais, então já com idade avançada. Ia e regressava diariamente do seu estabelecimento em Torre da Marinha condição que conjugada com a inexistência de lojas localmente, proporcionou a oportunidade de responder a algumas encomendas de vizinhos, encomendas que os pais entregavam aos interessados, gerando uma espécie de sucursal da loja da Torre da Marinha. Esta prática foi-se ampliando e como no local quem dava a cara eram os pais de António Narciso a loja tornou-se conhecida pelo nome de “Os Velhotes”, designação que resistiu durante décadas. A aposta de António Narciso evoluiu para um estabelecimento do tipo “mini-mercado”, com a designação de “Celeiro da Quinta”.

A propensão para a organização coletiva levou António Narciso a inscrever o “Celeiro da Quinta” na Associação de Comércio, Indústria e Serviços do Distrito de Setúbal, organização cujos corpos sociais integrou em sucessivos mandatos, incluindo nos cargos de presidente da Direção e da Assembleia Geral, bem como na delegação concelhia desta Associação. Teve também alguma intervenção política, enquanto segundo candidato à Assembleia de Freguesia da Quinta do Conde numa lista de independentes liderada por João Favinha em 1997 mas também nas listas do PS em 2001 e em 2005.

Participou na organização dos simpáticos convívios de pioneiros da Quinta do Conde, realizados nos anos de 2006 a 2010 inclusive.

A deliberação do Executivo teve em consideração que durante as mais de quatro décadas de atividade na Quinta do Conde António Narciso sempre pugnou pela valorização da localidade e das suas entidades e atividades.

De acordo com o Regulamento de Condecorações a distinção será efetuada dia 9 de outubro, por ocasião do 29.º aniversário da Freguesia da Quinta do Conde.