Junta condecora Grupo Desportivo e Cultural do Casal do Sapo

No âmbito do Regulamento de Condecorações, a Junta de Freguesia deliberou dia 6 de agosto atribuir a Medalha de Mérito da Freguesia ao Grupo Desportivo e Cultural do Casal do Sapo.

A fundação do Grupo Desportivo e Cultural do Casal do Sapo reporta-nos a 5 de julho de 1980, quando um grupo de moradores da área se reuniu e decidiu constituir o Clube para dar resposta às necessidades de um espaço de convívio para a comunidade e implementação de modalidades de âmbito desportivo e cultural que preenchesse os tempos livres dos jovens da área.

As instalações do Grupo Desportivo e Cultural do Casal do Sapo têm vindo a ser construídas através do trabalho voluntário e dos donativos dos sócios. O Clube possui um salão polivalente, com cerca de 500m2, equipado com palco e balneários. Possui ainda salas para jogos, secretaria de direção e bar. No exterior tem um mini-campo de futebol e o parque infantil “Os Traquinas”, inaugurado em 1979, e integrado no património da coletividade. Este parque foi totalmente reconstruído em 2004. O terreno, cerca de cinco mil metros quadrados, foi doado por António Xavier de Lima.

O Grupo Desportivo e Cultural do Casal do Sapo promove, ou já promoveu, a prática do futebol, atletismo, ginástica e ténis de mesa, entre outras modalidades. No campo cultural já teve um grupo de teatro e editou um boletim informativo.

Esta coletividade esteve desde a primeira reunião empenhada na concretização do projeto “Feira Festa da Quinta do Conde”, tendo mesmo integrado por diversas vezes a respetiva “Comissão Executiva”.

No início de 1999, o clube estabeleceu um protocolo com a Câmara Municipal de Sesimbra, que durou vários anos, através do qual cedeu instalações para o funcionamento do Centro de Animação Infantil e Comunitária – C.A.I.C. – que na modalidade de educação pré-escolar prestou um importante apoio à comunidade local. Apoio à comunidade local que se concretiza também desde há vários anos através do funcionamento do seu “banco alimentar”.

A deliberação do Executivo teve em consideração as mais de três décadas de profícua atividade desta associação, num espaço territorial com contrariedades urbanísticas acrescidas.

De acordo com o Regulamento de Condecorações a distinção será efetuada dia 9 de outubro, por ocasião do 29.º aniversário da Freguesia da Quinta do Conde.