Junta condecora João Ferreira

No âmbito do Regulamento de Condecorações, a Junta de Freguesia deliberou dia 6 de agosto atribuir a Medalha de Mérito da Freguesia a João Ferreira, pioneiro do movimento associativo local.

João Ferreira nasceu em São Gens, freguesia de Cabanelas, concelho de Vila Verde, a 11 de Novembro de 1936. Profissionalmente exerceu profissões bastantes díspares desde trolha a empregado de escritório, comerciante no ramo da restauração ou taxista. João Ferreira foi o proprietário do “Café Pão Quente”, uma referência na Quinta do Conde em 1974. Este espaço era à época o ponto de encontro dos quintacondenses. Foi lá e sob a sua égide, que se constituiu a Associação para o Desenvolvimento da Quinta do Conde e foi lá que se realizaram as primeiras assembleias de moradores.

Escreveu e editou vários livros de poemas (É Preciso Amar Alguém, Seara de Ventos…) poemas que ele próprio declamava em iniciativas diversas, sobretudo em sessões de fado.
Foi membro da Assembleia de Freguesia da Quinta do Conde, eleito em 1997 pelo PS. Em 2005 foi de novo eleito, mas através da lista do Movimento Cívico de Independentes, que encabeçou, acabando por integrar o executivo da Freguesia.

De entre as diversas instituições onde está inscrito, destaque-se a condição de ser sócio fundador da Associação para o Desenvolvimento da Quinta do Conde. Da sua biografia consta ainda a colaboração em diversas publicações regionais e nacionais designadamente, Jornal de Palmela, Jornal Novo e Revista Inovarte.

De acordo com o Regulamento de Condecorações a distinção será efetuada dia 9 de outubro, por ocasião do 29.º aniversário da Freguesia da Quinta do Conde.