Junta saúda Bombeiros Voluntários de Sesimbra

Junta saúda Bombeiros Voluntários de Sesimbra

Na reunião de Junta de 6 de agosto último a autarquia aprovou uma saudação aos Bombeiros Voluntários de Sesimbra, com o seguinte teor:

Fundada a 12 de agosto de 1903, a Associação dos Bombeiros Voluntários de Sesimbra sempre mostrou estar atenta ao meio e à realidade, qualidades que lhe proporcionam respeito e consideração. Atente-se que o Rei D. Carlos foi o primeiro Presidente de Honra da Associação e o Príncipe Luís Filipe o primeiro Comandante Honorário do Corpo Ativo. Em 18 de fevereiro de 1904, o Rei D. Carlos atribuiu à Associação o título de “Real”, tendo passado a designar-se “Real Associação dos Bombeiros Voluntários de Sesimbra”. Outra honra para os bombeiros portugueses é o facto de algumas corporações usarem como estandarte a bandeira nacional e entre as quatro corporações conhecidas com esta distinção está a Associação dos Bombeiros Voluntários de Sesimbra.

Em 1931 os BVS foram das primeiras instituições do País a possuir uma “automaca”. Em 1966 iniciaram em Sesimbra a construção do atual quartel. Em 1993 foi criada a 3.ª Secção destacada na Quinta do Conde. Em 1995 abriram as instalações provisórias desta 3.ª Secção. O quartel dos BVS na Quinta do Conde foi inaugurado no dia 23 de maio de 2010 e mantém um piquete em regime de permanência, capacitado para responder às necessidades emergentes de socorro em caso de incêndio ou acidente de diverso tipo.

Consequentemente, atenta ao esforço, no passado e no presente, a Junta de Freguesia da Quinta do Conde felicita a Real Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sesimbra pela passagem do seu centésimo décimo primeiro aniversário e reafirma a sua disponibilidade para colaborar com esta benemérita Instituição.

Parabéns e longa vida aos Bombeiros Voluntários de Sesimbra.