Universidade Sénior – Apresentação e início das aulas

A adesão popular à implementação do projeto “Universidade Sénior”, inscrito no programa eleitoral maioritariamente sufragado, acrescentou responsabilidade ao executivo da Freguesia.
O período experimental que decorreu de abril a maio superou as mais otimistas expetativas pelo que o recomeço das aulas, previsto desde 30 de junho para o início de outubro, devia refletir os ensinamentos colhidos durante aquele período.

A vontade de responder à maior quantidade de inscritos possível, quando o número destes já ultrapassava largamente as duas centenas, obrigou a ponderar as instalações, obviamente sempre com a perspetiva de evolução na qualidade.

No Protocolo subscrito pelas entidades promotoras, a responsabilidade pelas instalações cabe maioritariamente ao parceiro Câmara Municipal. Observando as disponibilidades desta Autarquia não se vislumbrava fácil a solução, sobretudo quando, reafirma-se, se visava mais conforto e qualidade.

Do trabalho em sintonia, realizado pelos parceiros, chegou-se às seguintes decisões:
1. O Pólo de Leitura da Biblioteca Municipal de Sesimbra (BMS) vai deixar a sede da Junta de Freguesia e passa a funcionar provisoriamente no espaço “Onda Jovem”, frente ao Parque da Vila.

2. A Universidade Sénior vai funcionar na sede da Junta de Freguesia, no espaço deixado vago pelo Pólo de Leitura da BMS, após ligeiras obras de manutenção e prevê-se a apresentação do ano letivo dia 16 de outubro e o início das aulas na segunda-feira seguinte (dia 20);

3.O Pólo de Leitura da BMS será posteriormente instalado no local apontado para Loja do Cidadão (que o Governo rejeitou) após a realização das necessárias obras.

4.As respostas de cariz social da Câmara Municipal de Sesimbra (Loja Solidária e outras) serão concentradas no antigo Centro de Saúde, na Avenida Cova dos Vidros.

Chegar a estes resultados, que rentabilizam equipamentos e corporizam plenamente as condicionantes prévias colocadas, só foi fácil porque o empenhamento e a dedicação dos parceiros foi – e é – total.

Estas soluções proporcionam melhores condições à Universidade Sénior e uma resposta substancialmente mais qualificada no que concerne ao Pólo de Leitura.
Quinta do Conde, 3 de outubro de 2014.
A Junta de Freguesia