Dia da Defesa Nacional

O Dia da Defesa Nacional (DDN), visa sensibilizar os jovens de ambos os sexos para as suas responsabilidades, deveres e direitos, enquanto cidadãos dando a conhecer as missões e organização das Forças Armadas.

A comparência ao DDN é um dever militar obrigatório para todos os cidadãos portugueses que cumpram 18 anos de idade, conforme previsto na Lei do Serviço Militar e respetivo Regulamento. Este dia, único na vida de cada cidadão, ocorre nos Centros ou Núcleos de Divulgação da Defesa Nacional sedeados em unidades militares dos três ramos das Forças Armadas. Todos os anos os cidadãos são convocados por edital, afixado nas juntas de freguesia, câmaras municipais e postos consulares, estando também disponível para consulta uma versão eletrónica em www.bud.defesa.pt.

No caso concreto da Quinta do Conde o Edital está afixado na Junta de Freguesia e pode ser consultado através do seguinte link:  Dia da Defesa Nacional 2015

No decurso deste dia os cidadãos são informados sobre: A temática da Defesa Nacional; As diferentes dimensões de cidadania, assim como as várias instituições presentes nos diferentes setores da sociedade civil; As missões essenciais e organização dos três Ramos das Forças Armadas (Marinha, Exercito e Força Aérea); As principais ameaças e riscos à sociedade portuguesa; As diferentes formas de prestação de Serviço Militar.

Aquando da comparência ao DDN, o cidadão deve ser portador do seu documento de identificação civil (bilhete de identidade ou cartão de cidadão) e, no caso de ter recebido, a carta enviada pelo Ministério da Defesa Nacional a relembrar o dia e o Centro ou Núcleo de Divulgação da Defesa Nacional ao qual terá de comparecer.