“Conde 2” celebrou 36 anos de existência

Fundado em 10 de março de 1979, o Grupo Desportivo e Cultural do Conde 2 celebrou no dia 14 de março os seus 36 anos de existência. O presidente da Junta de Freguesia convidado para a efeméride afirmou na sua intervenção, designadamente, o seguinte: “Enquanto presidente da Junta de Freguesia, cumpre-me saudar a passagem do trigésimo sexto aniversário da constituição desta associação; saudar os grupos locais e forasteiros que animam este evento, concretamente os membros do Grupo Coral Arco-Íris, do Grupo Musical ECOS, ambos da casa e os nossos convidados membros do Grupo de Harmónicas Águias Vermelhas e do Grupo de Concertinas Águias Vermelhas.

Reafirmar que entendemos como uma simbiose perfeita a parceria das autarquias com o movimento associativo, pois consideramos que estes dois patamares do poder local são os mais próximos das pessoas, aqueles que procuram resolver os problemas dos cidadãos. Conhecendo como conhecemos o movimento associativo por dele fazer-mos parte, e sendo por natureza defensores da auto-suficiência económica das associações, por oposição à subsídio-dependência, procuramos na Junta de Freguesia criar condições, ou contribuir para essa mesma auto-suficiência das associações. Um pouco à semelhança do provérbio chinês que aconselha a dar a cana de pesca em vez de dar o peixe, também a Junta de Freguesia procura proporcionar oportunidades de autofinanciamento às associações. É neste propósito que se insere a realização dos festejos dos Santos Populares e do Festival do Caracol. E é com este desiderato que dia 18 de abril, durante todo o dia, vamos realizar na Junta de Freguesia o Encontro do Movimento Associativo do Concelho de Sesimbra. A afirmação da importância do associativismo no nosso dia-a-dia passa também pela construção de símbolos e nesse sentido, obedecendo a uma sugestão que há cerca de um ano atrás foi endereçada pelo Grupo Desportivo e Cultural do Conde 2, vamos homenagear o Movimento Associativo da Quinta do Conde, com a inauguração de uma escultura, ato agendado para dia 30 de maio do corrente ano. Ainda não tinham decorrido cinco anos da Revolução dos Cravos quando o Grupo Desportivo e Cultural do Conde 2 foi fundado, condição que nos leva a afirmar ser esta também, uma coletividade de Abril, porque, sem dúvida, um produto e um reflexo daquela memorável ação militar seguida de revolução popular.  Atente-se, a propósito, nas diligências que a Junta de Freguesia da Quinta do Conde tem feito para celebrar a Festa do 25 de Abril, na rua, com as pessoas, em festa, em conjunto, sempre com o movimento associativo, no Parque da Vila. Este ano contamos também com a comunidade educativa, dado que serão os alunos das escolas da Quinta do Conde que nos proporcionarão a animação dia 24 à noite. Depois, no dia 25 o costume, o que o movimento associativo local tem de melhor passa pelo Parque da Vila. Dia 29 de abril será de homenagem às mulheres com a conferência na Junta de Freguesia subordinada ao tema “O Papel das Mulheres na Sociedade – A Diplomacia no Feminino”. Mulheres, cujo Dia Internacional passou dia 8. Mulheres, que aproveito para saudar. Recentrando-nos nos 36 anos de existência do Grupo Desportivo e Cultural do Conde 2, que hoje aqui celebramos, a efeméride proporciona a oportunidade para recordar o quanto ele, o clube,  contribuiu, durante este período, para a criação de laços de amizade e boa vizinhança entre os quintacondenses, oriundos dos quatro cantos do mundo e que aqui se fixaram. O quanto contribuiu para elevar e levar longe o nome da nossa terra, através das modalidades desportivas, através das atividades culturais, através de importantes eventos sociais…  Consequentemente, como reconhecimento, com justiça e com vigor afirmamos: Viva o Grupo Desportivo e Cultural do Conde 2, Viva a Quinta do Conde.