Encontros com a escrita

Teve lugar, no Salão da Junta de Freguesia da Quinta do Conde, uma tertúlia com o escritor José Pinheiro e com Madalena Mendes no final da tarde de 26 de fevereiro, inserida na parceria que a Junta de Freguesia tem com o Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora, que prevê a visita de associados do Círculo à Universidade Sénior da Quinta do Conde “O sonho não tem idade”.

Como pano de fundo da agradável conversa esteve o livro “Apeixonados”, que, segundo o escritor, nasceu de um projeto a várias mãos com o objetivo de convidar o leitor a viajar pela biodiversidade existente nos rios, tendo conquistado grande sucesso, nomeadamente junto da comunidade educativa. Contou que, partindo da história que o livro conta, foi também elaborado um vídeo e construídas figuras de esponja e madeira (ambos os recursos apresentados na sessão) que representam as personagens do mesmo – objetos pedagógicos que pretendem sensibilizar as crianças para os recursos naturais.

Lamentando a ausência da coautora do livro – a filha do escritor, Catarina Pinheiro, que concebeu as ilustrações do mesmo – o presidente Vítor Antunes agradeceu a presença do escritor e de Madalena Mendes, que prefacia o livro, naquilo que considerou ser mais um momento de troca de conhecimentos, partilha e convívio. Salientou que a Junta de Freguesia continuará empenhada na promoção destes eventos.

Ao longo da sessão, os oradores falaram também um pouco do seu percurso profissional e literário, numa conversa que foi acompanhada atentamente por uma plateia apreciável, onde se destacavam membros do executivo da Junta de Freguesia, alunos da Universidade Sénior e escritores locais.

No final, houve tempo para que os alunos da turma de Poesia, lecionada pelo poeta Jorge Viegas, lessem pequenos poemas de autores moçambicanos, leitura que foi também muito elogiada pelos presentes, e para que os escritores que se encontravam na assistência, também eles poetas, declamassem um original seu.