Eleito por um dia

No âmbito da Assembleia Municipal de Jovens, da Assembleia Municipal de Sesimbra,  a iniciativa “Eleito por um dia”  visa integrar os jovens nas tarefas/funções inerentes ao respetivo órgão; Envolvê-los nos procedimentos inerentes à função de eleito; Informar e acompanhar os jovens numa visita aos serviços; Privilegiar o relacionamento entre os jovens e o eleito.

A iniciativa decorreu dia 14 de abril entre as 9h30 e as 17h30, sendo a recolha e entrega dos jovens da responsabilidade das respetivas autarquias. Também as refeições (almoço e lanche), da responsabilidade das autarquias que acolhem os alunos, foram tomadas em conjunto. De acordo com um sorteio prévio coube ao presidente da Junta de Freguesia da Quinta do Conde receber três alunos do Agrupamento de Escolas Navegador Rodrigues Soromenho, Pedro Carvalho e Tiago Carvalho, ambos do 8ºA, e João Vidal, do 8ºB.

Os jovens participaram nas várias reuniões que o presidente realizou ao longo do dia designadamente com uma empresa (Beltrónica), com uma delegação da Cruz Vermelha Portuguesa e com dirigentes do Grupo 232 da Quinta do Conde da Associação de Escoteiros de Portugal. Visitaram obras em curso, as hortas comunitárias e as hortas solidárias, o Centro Comunitário, o Parque da Ribeira, Fontaínhas e Casal do Sapo. Na Junta de Freguesia a vogal Ana Mateus proporcionou uma visita e uma explicação sintética sobre o funcionamento da Universidade Sénior. O secretário Carlos Pólvora falou-lhes da Feira Festa e da organização dos festejos do 25 de Abril.

O balanço realizado no final do dia pelos alunos revelou satisfação pelos conhecimentos adquiridos.

AMJ