Fernanda Angius na Universidade Sénior

A Universidade Sénior “O sonho não tem idade” recebe a visita da Professora Doutora Fernanda Angius, na próxima 5ª feira, 23 de abril de 2015, pelas 18h00, no Salão da Junta de Freguesia da Quinta do Conde.

Estudiosa da História da Literatura moçambicana e de algumas outras literaturas africanas de língua portuguesa, Fernanda Angius nasceu em Lisboa em 1936 e é licenciada em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Entre muitas outras atividades, foi assistente de programas literários na Emissora Nacional de 1965 até 1975, onde teve a responsabilidade de autoria e produção de dois programas semanais, destinados, na altura, ao Ultramar e aos ouvintes fora de Portugal e transmitidos em Ondas Curtas.

Passou pelo ensino, é admiradora e estudiosa da obra de Mia Couto e colaborou na elaboração de livros e de materiais para o ensino bilingue e inicial do português a crianças que não o tinham como língua materna. Atualmente, ensina Literaturas Africanistas escritas em português na USAVIS (Universidade Sénior de Viseu), cidade para onde se transferiu e onde continua a trabalhar os autores que escrevem a nova literatura moçambicana.

Esta é uma visita que se insere, uma vez mais, na parceria que a Junta de Freguesia da Quinta do Conde mantém com o Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora, que possibilitou a visita dos escritores Ascêncio de Freitas, Delmar Maia Gonçalves e José Pinheiro, e da qual resultará o livro escrito a várias mãos pelos alunos da Universidade Sénior, no final do ano letivo.

Convida-se os quintacondenses a participar em mais uma iniciativa cultural, útil para o enriquecimento do conhecimento de todos os presentes.