IV Prémio de Ciclismo Juvenil da Quinta do Conde

Com a participação de cerca de 180 participantes em representação de vinte equipas provenientes de vários pontos do país, o IV do Prémio de Ciclismo Juvenil da Quinta do Conde, realizado a 12 de Abril, constituiu uma interessante jornada de fomento do desporto junto da comunidade, em especial, entre os habitantes mais jovens da localidade.

Organizado pela Junta de Freguesia, de parceria com a Associação de Ciclismo de Setúbal e o apoio da Câmara Municipal de Sesimbra, Bombeiros Voluntários de Sesimbra, GNR e Agrupamento 232 da Associação de Escoteiros de Portugal, a prova, inserida no calendário velocipédico da Federação Portuguesa de Ciclismo, incluiu os escalões de benjamins, iniciados, infantis e juvenis, de ambos os sexos.

Reunindo jovens ciclistas quintacondenses e da região, designadamente Paio Pires e Azeitão, mas, também, de diversas localidades com fortes tradições na modalidade, entre elas, Lousa, Sintra, Alenquer, Alcobaça, Loulé, Torres Vedras, Santarém, Cartaxo e Alpiarça, a iniciativa integrada nas atividades da Junta de Freguesia com vista a incentivar a adoção de hábitos saudáveis, designadamente através das práticas desportivas, pretendeu igualmente valorizar o papel que o desporto pode e deve assumir no processo de afirmação da identidade de um povo.

Adoptando um percurso situado numa zona mais afastada do centro da localidade, com o objectivo de atenuar os constrangimentos de trânsito que marcaram as anteriores edições, a nova configuração do circuito respondeu também aos anseios de significativo número de participantes, que pretendiam um percurso com perfil mais duro e acidentado, seja dizer, menos plano.

Para José Marques, diretor da prova e técnico da Federação Portuguesa de Ciclismo responsável pelo sector da iniciação, ”o balanço desta realização é deverás muito positivo, em consequência do resultado ter ultrapassado as nossas expectativas iniciais, posto que as alterações feitas pela Junta de Freguesia ao percurso, conferiu-lhe uma perspectiva mais técnica e mais selectiva, ante a circunstância de dispor de uma subida, logo mais completo, o que muto ajudou a estabelecer diferenças.”

Opinião semelhante manifestou Eduardo Guilherme, Presidente da Associação de Ciclismo de Setúbal, ao considerar a referida iniciativa, integrada no calendário inter-regional estabelecido pela Federação da modalidade para a vertente de estrada, “como a melhor realização levada a efeito até ao momento pela referida entidade, quer pelo número de atletas que nela tomaram parte, quer pelas condições que a Junta de Freguesia consegui criar visando a segurança dos ciclistas”.

Destacando ainda o facto de o trajecto escolhido apresentar, desta feita, mais alternativas de circulação aos moradores da localidade, o dirigente associativo, realça também “a componente técnica que o actual circuito oferece para a prática da modalidade, proporcionando aos atletas uma melhor exibição das sua qualidades, ao mesmo tempo que possibilita ao público acompanhar, a par e passo, o desenrolar da prova.”

Vítor Antunes, presidente da entidade organizadora do aludido prémio, congratulou-se com o modo como tudo correu, agradeceu a presença das equipas que tomaram parte nesta edição, felicitando os vencedores e saudando os demais participantes e colaboradores.

Classificação
Benjamins Masculinos