Audição Parlamentar à Petição pelo Lar de Idosos

O Presidente da Junta de Freguesia, Vítor Antunes, acompanhou a delegação  do Centro Comunitário da Quinta do Conde que dia 26 de maio esteve na Assembleia da República, para ser ouvida pela Comissão de Segurança Social e Trabalho. Esta audição é imperativa e prévia à elaboração do relatório que antecede a discussão do assunto no Plenário da Assembleia da República.

Pelo Centro Comunitário esteve a sua presidente, Helena Cordeiro, os dirigentes Mário Contador e João Valente, bem como a diretora técnica Dra. Cesaltina Basílio. Pela 10.ª Comissão estiveram os deputados Maria das Mercês Borges (PSD) relatora da Petição 402/XII/3ª, Paula Santos e David Costa (PCP) bem como assessores do PS e do PSD.

Helena Cordeiro defendeu a construção do Lar historiando o processo, designadamente as expetativas com décadas de muitos associados da Instituição, as diligências das sucessivas direções para atingir este objetivo, acrescentando que as respostas do setor privado são economicamente incomportáveis para a generalidade dos quintacondenses.

Vítor Antunes destacou na sua intervenção o crescimento demográfico da Quinta do Conde, a evolução etária da população e a imperiosa necessidade de um equipamento da rede solidária ou pública que responda às necessidades e contribua para disciplinar localmente o setor. Lamentou a ausência de resposta do senhor Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social ao pedido de parecer que a Assembleia da República lhe enviou em 12 de setembro de 2014.

A deputada Paula Santos saudou a iniciativa do Centro Comunitário, afirmou a necessidade como uma evidência e comunicou o apoio do Grupo Parlamentar do PCP à construção do Lar de Idosos do Centro Comunitário da Quinta do Conde.

A deputada Maria das Mercês Borges afirmou, enquanto deputada, que o assunto é pertinente, agradeceu os esclarecimentos proporcionados e disse que, enquanto relatora, iria fazer um relatório isento.

O Lar de Idosos do Centro Comunitário da Quinta do Conde é um objetivo que está inscrito no Plano de Desenvolvimento Social de Sesimbra e reconhecido pelas entidades.