Exposição “Retratos Tecidos em Manta” na Junta

Exposição “Retratos Tecidos em Manta” na Junta
O salão da Junta de Freguesia foi pequeno para acolher todos aqueles que quiseram estar presentes no dia 18 de maio na inauguração da exposição “Retratos Tecidos em Manta – Partilhas de e sobre Família(s)”, promovido na nossa freguesia pelo Centro Comunitário da Quinta do Conde. A exposição estará na Junta de Freguesia até ao dia 22 de maio e, até lá, serão dinamizadas algumas atividades para as famílias.

O projeto, concebido pela ACM/YMCA de Setúbal e a EAPN Portugal/Núcleo Distrital de Setúbal, e ao qual aderiram 5 entidades do Distrito (o Cento Comunitário da Quinta do Conde, o Centro Social da Quinta do Anjo, o Centro Social de Palmela, o Centro Social e Paroquial de São Sebastião e a Santa Casa da Misericórdia de Almada), visa a promoção da família enquanto elemento estruturante da sociedade e das pessoas que lhe dão corpo, independentemente de limitações físicas ou condicionantes socioeconómicas.

A abrir a inauguração, a assistência contou com a atuação do grupo de música da Universidade Sénior sediada na Junta de Freguesia, liderado pelo professor Luís Moura, que nos brindou com três canções do seu repertório, terminando, bem a propósito do mês em que nos achamos, com “Cantigas do Maio” de Zeca Afonso.
Em seguida, houve espaço para lírica, desta feita com os alunos de Poesia da referida Universidade, disciplina lecionada pelo professor Jorge Viegas, que leram poemas de António Gedeão, Luís de Camões, Ary dos Santos, António Aleixo, José Régio e do próprio Jorge Viegas.

Nas intervenções que tiveram lugar em seguida, o Presidente da Junta de Freguesia, Vítor Antunes, felicitou a iniciativa e todos os que para ela contribuíram, salientando a importância deste tipo de ações na promoção da coesão social e familiar, o que levou a Junta de Freguesia a acolher com satisfação a exposição presente. Felícia Costa, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, referiu que iniciativas como esta contribuem para um país mais justo e solidário, com enfoque nas pessoas e nas famílias como núcleo base da sociedade, saudando também o trabalho desenvolvido na Universidade Sénior na promoção da cidadania ativa naquela que denomina como a “idade maior”. Helena Cordeiro, Presidente do Centro Comunitário da Quinta do Conde saudou todos aqueles que participaram ativamente na construção das mantas, referindo ser este um projeto no qual o Centro Comunitário participa desde o início e para o qual tem trabalhado com prazer e dinamismo, dado ser o trabalho com as famílias é o objetivo principal desta associação.

Na inauguração estiveram também presentes representantes das entidades promotoras e das 5 associações que aderiram ao projeto. Todos foram unânimes em garantir que, apesar das dificuldades na conceção, foi um projeto gratificante do ponto de vista social, na medida em que os resultados obtidos – que consideram ter correspondido ao pretendido – só foram possíveis graças ao trabalho em parceria desenvolvido.

No âmbito desta exposição, que permanecerá na Junta de Freguesia até dia 22 de maio, decorrerão algumas atividades destinadas às famílias:

Dia 19, terça-feira
10h00
Animação do livro “Dançar nas Nuvens”
Inscrições prévias | Jardim de infância e 1º ciclo
Salão da Junta de Freguesia

Dia 20, quarta-feira
10h00
Construção de brinquedos tradicionais
Inscrições prévias | Famílias com crianças
Cave da Junta de Freguesia

Dia 21, quinta-feira
10h00
Um, dó, li, tá (hoje) brincamos cá
Inscrições prévias | Famílias com crianças
Salão da Junta de Freguesia

17h30
Retalhos criativos e encerramento da exposição
Iniciativa aberta | População em geral
Salão da Junta de Freguesia