“Cabaz do Peixe”

A Junta de Freguesia da Quinta do Conde associou-se em 2010 ao projeto de cabaz de produtos hortícolas a distribuir diretamente do produtor ao consumidor, experiência conhecida por “Cabaz Prove”, que subsiste com êxito assinalável, decorridos que estão mais de cinco anos. O sucesso do “Cabaz Prove” sugeriu outras experiências, designadamente, o “Cabaz do Peixe”.

E este propósito mereceu também o apoio da Junta de Freguesia da Quinta do Conde, desde a fase embrionária. O modelo de comercialização tem muitas semelhanças com o “Prove”, seja no modo de encomendar, de distribuir (o dia e o local de entrega na Quinta do Conde são os mesmos) e de confiança.

Assumidamente o “Cabaz do Peixe” já é uma realidade. Trata-se de um modelo de comercialização de proximidade em circuitos curtos entre pescadores e consumidores, dinamizado pela AAPCS – Associação de Armadores de Pesca Artesanal Centro e Sul, entidade interlocutora do projeto, que conta com a Docapesca e a Câmara Municipal de Sesimbra como entidades parceiras e com o apoio da ADREPES – Associação para o Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal, Mútua dos Pescadores e da Liga para a Proteção da Natureza.

Mais informações sobre como funciona, preços, datas de encomendas, tipos de peixe e outras podem ser obtidas através do endereço eletrónico: www.cabazdopeixe.pt