Em defesa do ambiente

As autarquias (Câmara Municipal e Junta de Freguesia) têm vindo a investir na recuperação e revalorização das áreas contíguas às margens do Rio Coina (curso de água também conhecido pela designação de Ribeira de Negreiros).  O Parque da Ribeira, as Hortas Solidárias e outros equipamentos já instalados, em adição à plantação regular de árvores, são iniciativas que visam devolver o espaço aos quintacondenses e criar zonas verdes promotoras de melhor ambiente para a nossa região.

Não obstante o esforço das autarquias e dos quintacondenses em geral, há ainda, infelizmente, quem cometa crimes ambientais, depositando ilegalmente lixos e entulhos nas nossas matas.

A margem norte da Ribeira de Negreiros, no troço entre a Fonte e o armazém de materiais de construção civil, tem sido visada com a deposição de lixo diverso, proveniente predominantemente de oficinas de automóvel e outros estabelecimentos comerciais. Há também significativas quantidades de entulho proveniente de obras de construção civil.

A Junta de Freguesia da Quinta do Conde, procedeu esta semana à recolha de lixo nesta área, ação que contou com o apoio da Câmara Municipal de Sesimbra. Na ocasião foram colhidos elementos que poderão identificar os autores da criminosa atitude, relativamente a quem, caso sejam efetivamente localizados, não haverá qualquer tolerância. As autarquias e os cidadãos na verdadeira aceção da palavra não podem tolerar que dois ou três negligentes criminosos coloquem em causa o bem estar coletivo. Nesse sentido apelamos à vigilância de todos na defesa do ambiente e do espaço público.