Sesimbra Natura Park

O Executivo da Junta de Freguesia da Quinta do Conde realizou dia 23 de março uma visita ao Sesimbra Natura Park, equipamento lúdico multifacetado inserido na Herdade da Mesquita, em plena área florestal da Mata de Sesimbra.

O Sesimbra Natura Park distribui-se pelas freguesias de Castelo e Quinta do Conde e tem entradas pela Estrada dos Almocreves (a poente do condomínio Quinta do Perú) e pela Estrada Nacional 378.

Na Herdade da Mesquita predominam atividades de exploração de areia, exploração florestal (madeira de pinheiro bravo, pinhão, cortiça e lenha) e fruticultura. A recuperação dos terrenos afetados pela exploração de areia é realizada de acordo com as normas do Plano de Gestão Ambiental da Mata de Sesimbra, criando um conjunto de planos de água que potenciam a existência de um conjunto muito diversificado de fauna e flora.

A responsabilidade da Herdade da Mesquita na preservação ambiental (consubstanciada na implementação do Plano de Gestão Ambiental da Mata de Sesimbra) é notória na reconversão florestal que inclui a plantação de espécies autóctones como o sobreiro, o pinheiro manso e o carvalho cerquinho, a conversão gradual do povoamento de pinheiro bravo existente e melhorar as zonas de montado existentes e ainda a criação de pontos de água para fomentar e diversificar a fauna e a flora.

O Sesimbra Natura Park, constitui o aproveitamento e rentabilização das modificações operadas no terreno e traduz-se num enorme parque onde podem ser praticadas atividades tais como a canoagem, tiro ao alvo, arborismo e slide, cuidar de animais, acampamento, pesca, SUP, caminhadas, jogos tradicionais e noturnos, escalada, torneios desportivos, oficinas de artes e artes de palco, pistas e orientação, observação de estrelas, contos com pontos e paintball (para maiores de 12 anos). A entrada no Sesimbra Natura Park (bilhete individual custa 6,5€) inclui a utilização livre dos 25 quilómetros de percursos cicláveis e pedestres, seguro, estacionamento e fornecimento de mapa. Estes percursos, com grau de dificuldade entre o acessível e o médio, estão devidamente sinalizados e têm instaladas estações de biodiversidade, onde poderá encontrar informação detalhada sobre a flora e a fauna locais.

SNP 5

SNP 4