V Prémio de Ciclismo Juvenil da Quinta do Conde

Uma grande jornada de promoção do desporto!

O V Prémio de Ciclismo Juvenil da Quinta do Conde, disputado na manhã de 10 de abril, ao longo de várias artérias de localidade, constituiu mais uma grande jornada de promoção do desporto para todos.

Iniciada sob condições climatéricas pouco favoráveis à prática da modalidade, devido à chuva e ao vento que se faziam sentir, a prova reuniu cerca de duas centenas de atletas provenientes de vários pontos do país que enfrentaram as adversidades climatéricas, ultrapassando-as com redobrado empenho.

Organizado de parceria entre a Junta de Freguesia da Quinta do Conde e a Associação de Ciclismo de Setúbal, com o apoio da Federação Portuguesa de Ciclismo, o aludido prémio visa o fomento do desporto, e, em particular, desta modalidade, na qual, aliás, a localidade possui alguma tradição, posto que alguns dos seus habitantes desempenharam papel relevante por ocasião da fundação da aludida associação distrital.

Isso mesmo salientou Vítor Antunes, Presidente da Junta de Freguesia, no decurso da cerimónia de entrega de prémios, sublinhando igualmente a função da autarquia no que concerne ao incentivo à regular prática desportiva por parte de toda a população e ao papel da autarquia no apoio ao movimento associativo local.

Por isso, sustentou o autarca, “é importante que os pais destes jovens que tomam parte nestas e noutras competições, não se esqueçam do espírito que carateriza as provas destinadas a estes escalões etários, pelo que devem refrear alguns ímpetos que instigam nos seus descentes.”

Opinião semelhante expressou José Marques, responsável do sector das escolas de formação da Federação Portuguesa de Ciclismo e director técnico da citada prova quando realçou que “o objetivo primeiro deste tipo de eventos, é o de promover o desporto e formar homens, já que muitos deles no futuro, não serão, provavelmente, atletas de alta competição. Por isso, não lhes coloquem mais pressão sobre os ombros do que a que naturalmente eles já têm.”

Em todo o caso, na perspetiva de Eduardo Guilherme, presidente da Associação de Ciclismo de Setúbal, “apesar das dificuldades que as condições de tempo colocaram à organização e aos atletas, o evento decorreu sem nenhum percalço, o que nos deixa muito satisfeitos. Logo, o balanço de mais esta iniciativa levada a efeito conjuntamente com a autarquia quintacondense, é muito positivo, constituindo uma grande jornada de divulgação da modalidade.”

Ricardo Teles (Associação 20Km Almeirim/Rest. O Forno); Daniela Campos (BTT Loulé/BPI); Nádia Henriques (Mato Cheirinhos/Liberty Seguros/V Galé); António Morgado (ECOSPRINT – Rações Avenal); Laura Cardoso (CAJ Raposa); Martim Roseta (Associação 20Km Almeirim/Rest. O Forno); Maria Carriço (Associação 20Km Almeirim/Rest. O Forno); Daniel Estevão (Jorbi – Team José Maria Nicolau) e Madalena Santos (Alcobaça C C / Crédito Agrícola) venceram os seus escalões, respetivamnente: Juvenis masculinos, Juvenis femininos, Cadetes femininos, Infantis masculinos, Infantis femininos, Iniciados masculinos, Iniciados femininos, Benjamins masculinos e Benjamins femininos. Coletivamente a primeira foi a equipa BTT Loulé/BPI, seguida da Escola de Ciclismo da Silveira e da Escola BTT CAJ Raposa.

Classificações

Ciclismo QC (1)