Festival do Caracol encerrou período de festividades populares

Festival do Caracol encerrou período de festividades populares

Acontecimento anual que culmina um extenso período de festividades, que se prolonga ao longo de um mês, o Festival do Caracol do Concelho de Sesimbra, realizado entre 30 de junho e 3 de julho, voltou a animar o espaço envolvente à Junta de Freguesia da Quinta do Conde.

Iniciado com mais uma edição da Feira festa, o programa de iniciativas que anualmente marcam a vida associativa da Quinta do Conde nesta época do ano, incluiu ainda os festejos dos Santos Populares, os quais contemplaram a apresentação das marchas do Grupo Desportivo e Cultural do Conde 2; Grupo Encontra a Esperança; Igreja de Nª. Srª. da Boa Água e Centro Comunitário da Quinta do Conde que durante duas noites exibiram os seus empenhos e desempenhos nesta matéria.

Momento alto do referido festival, o concurso de pratos confeccionados com caracóis, voltou a concitar o interesse das colectividades locais e a mobilizar o entusiasmo dos amantes da culinária, refletido, de resto, na apresentação de dezassete menus a concurso, em representação de igual número de entidades associativas, dificultando sobremaneira a tarefa do júri.

Na cerimónia de entrega de prémios Vítor Antunes, presidente da autarquia quintacondense, saudou os moradores das zonas ondem têm decorrido os referidos eventos pela compreensão evidenciada ante os transtornos causados pelas referidas iniciativas e felicitou os representantes das agremiações participantes que nelas tomaram parte.

Enaltecendo o labor colocado na confecção das especialidades que submeteram à apreciação do júri, o autarca sublinhou tratar-se de “pratos que conferem a este evento um estatuto que pede messas ao que de melhor se faz no país”, razão pela qual se congratulou com “a criatividade e a mestria que caracteriza muitos dos ‘pitéus’ que os jurados tiveram oportunidade de degustar.

Para Sérgio Marcelino, Vereador da Câmara Municipal de Sesimbra e morador na freguesia, “o movimento associativo é uma trave-mestra do êxito das iniciativas culturais, recreativas e desportivas que se efectuam no concelho, quer pela sua capacidade organizativa, quer pela sua imaginação.”

Por isso, segundo ainda o edil, “a Câmara Municipal de Sesimbra é um parceiro no conjunto de actividades que a Junta de Freguesia da Quinta do Conde regularmente promove de parceria com as colectividades locais, felicitando todos quantos têm trabalhado para o sucesso dos acontecimentos que aqui ocorrem.”

Classificação 7 Concurso de Caracol

2 Caldeirada de Caracoleta

3 Pão Recheado com Caracol à ADQC

04 Caracolette04 Caracóis de Cebolada

04 Ensopado de Caracol

04 Francesinha de Caracol

04 Hamburguer de Caracol em Bolo do Caco

04 Papelotte de alheira, cogumelos e caracol04 Paelha Negra de Caracoletas

04 Ravioli de Caracóis

04 Sapateira de Caracol à Alentejana

04 Caracol à Bulhão Pato

 

04 Caracoleta à Setubalense

04 Caracoleta Laminada

04 Sushi de Caracol

04 Caracol a la Sapo