Escola Secundária: DREL visitou a Quinta do Conde

O Delegado Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo (Francisco Neves) visitou dia 30 de agosto a Quinta do Conde em resposta ao convite da Junta de Freguesia, corroborado pela Câmara Municipal e pelas associações de pais dos agrupamentos de escolas locais. O mote da visita incidiu na necessidade urgente duma escola secundária na Quinta do Conde e pretendia-se mostrar as condições “in loco”, ao senhor Delegado Regional, para que este fique munido de mais válidos argumentos com vista a corporizar a recomendação ao Governo aprovada neste sentido pela Assembleia da República.

Não obstante a panóplia de situações diversas que o Delegado Regional observa na sua área de jurisdição notou-se o desencanto deste responsável, sobretudo quando visitou os antigos e degradados pavilhões de madeira onde se leciona o ensino secundário.

Durante a reunião de trabalho que se seguiu à visita às instalações, o presidente da Junta de Freguesia entregou ao senhor Delegado um memorando onde hierarquiza, no que às estruturas de ensino respeita, as prioridades da autarquia:

1. A construção urgente da Escola Secundária da Quinta do Perú;

2. A realização de obras de reabilitação e manutenção nos edifícios que proporcionam ensino aos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico (incluindo a remoção das placas de fibrocimento na cobertura);

3. A realização de obras de substituição dos pavilhões de madeira por edifícios em alvenaria na Escola Michel Giacometti;

4. A construção de um pavilhão gimnodesportivo na Escola Básica Integrada da Quinta do Conde.

Francisco Neves tomou abundantes notas e insistiu na realização de um trabalho de pesquisa quanto às escolas de destino dos alunos do ensino secundário residentes na Quinta do Conde. Este estudo destina-se a prevenir a eventual instabilidade nessas escolas caso o número incida maioritariamente numa. Para a Diretora do Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde esse problema não se coloca porque os alunos da Quinta do Conde são distribuídos por cerca de trinta escolas da região.

Francisco Neves foi recebido na Escola Michel Giacometti por Felícia Costa (Vereadora da CMS com o pelouro da Educação, acompanhada pela chefe da respetiva Divisão, Dra. Ana Gaspar); Vítor Antunes (Presidente da Junta de Freguesia, acompanhado por Carlos Pólvora, Secretário desta autarquia); Eduardo Cruz (Diretor do Agrupamento de Escolas Michel Giacometti); Clara Rosa (Diretora do Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde), Nuno Mantas (Diretor do Agrupamento de Escolas da Boa Água), Roussela Leitão (Presidente do Conselho Executivo da Associação de Pais da EBIBA) e Ana Vicente (Dirigente da APEBIC).

DREL 2