Junta de Freguesia distingue o Grupo Folclórico e Humanitário

Na sua reunião de julho a Junta de Freguesia deliberou condecorar com a Medalha de Mérito da Freguesia o Grupo Folclórico e Humanitário do Concelho de Sesimbra. A distinção deverá ser entregue durante a celebração do 31.º aniversário da constituição da Freguesia da Quinta do Conde, no próximo dia 9 de outubro.

No final de 1993, em consequência de uma cisão no Rancho Folclórico da Associação de Desenvolvimento da Quinta do Conde, foi constituído um novo grupo, a ensaiar no Grupo Desportivo e Cultural do Conde 2. A designação inicial de Grupo Folclórico e Humanitário da Quinta do Conde, foi posteriormente alterada para a atual designação, por imposição do Registo Nacional de Pessoas Coletivas, tendo a escritura de constituição sido realizada a 23 de janeiro de 1995.

Esta associação, não tem sede própria, tendo mudado a sede provisória da Avenida 1º de Maio (Grupo Desportivo e Cultural do Conde 2) para a Rua Senhor das Chagas (Centro Cultural, Social e Recreativo A Voz do Alentejo) em 2012, e “tem por objetivos a recolha e divulgação do folclore, usos e costumes da região de Sesimbra e distrito de Setúbal; organizar e promover a recolha de dádivas de sangue e outras iniciativas de carácter humanitário”.

Tem efetuado festivais folclóricos com a participação de grupos de reconhecida qualidade. Tem também promovido regularmente e com sucesso iniciativas de recolha de sangue. Iniciou em 2006 o processo de construção do Monumento aos Dadores de Sangue, na Quinta do Conde, que viria a ser inaugurado a 25 de Abril de 2008.