31.º Aniversário da Freguesia da Quinta do Conde

No dia 9 de outubro, domingo, assinalam-se 31 anos de existência da Freguesia da Quinta do Conde. A efeméride é assinalada em quatro momentos distribuídos por três dias: 7, 8 e 9 de outubro.

No dia 7, sexta-feira, às 21 horas, realiza-se na sede da Junta um debate moderado por António Marques (Raio de Luz), subordinado ao tema “Novas competências para as Juntas de Freguesia”, que vai reunir vários autarcas, designadamente o presidente da Junta de Freguesia da Quinta do Conde, Vítor Antunes, o vice-presidente da Associação Nacional de Freguesias e presidente da Junta de Freguesia do Castelo (Sesimbra), Francisco Jesus, o presidente da Junta de Freguesia de Carnide (Lisboa), Fábio Sousa, o presidente da Junta de Freguesia de Campolide (Lisboa) André Couto e o coordenador da Delegação Distrital da Anafre e presidente da Junta de Freguesia de S. Sebastião (Setúbal) Nuno Costa.

Este debate é de extrema oportunidade pois coincide com o momento em que o Governo discute com as freguesias a criação de legislação aplicável às competências e ao financiamento destas autarquias. Tendo em conta que a base de ponderação colocada pelo Governo e pela Anafre é a reorganização efetuada em Lisboa, a vigorar desde o início do presente mandato autárquico, faz todo o sentido conhecer as experiências dos dois presidentes de Junta do concelho de Lisboa.

O segundo momento realiza-se no sábado dia 8, a partir das 16 horas, nas instalações do Centro Cultural Social e Recreativo A Voz do Alentejo na Quinta do Conde e consubstancia uma homenagem a João Favinha, antigo autarca (inclusive presidente da Junta de Freguesia da Quinta do Conde), dirigente associativo e intérprete cultural, falecido em 5 de outubro de 2015.

No domingo pelas 11 horas realiza-se no Parque da Ribeira a inauguração da escultura “Acerca”, de Eloisa Ejarque. Trata-se do trabalho de final no curso na Faculdade de Belas Artes que a escultora ofereceu à Freguesia da Quinta do Conde e caraterizou do seguinte modo: “Acerca é um projeto de circunscrição de uma parte de um objeto natural. Como conceito fundamental do jardim e símbolo do planeamento do seu território, Acerca impõe ao espaço a sua forma, propõe limites aos seus habitantes e força a sua configuração. Acerca reverte este sentido e segue a natureza, tomando os seus contornos, abandonando a linearidade do material em que é construída para reforçar as formas do jardim.”

Ainda no domingo, mas na Junta de Freguesia e a partir das 15h00, o programa começa com um apontamento musical protagonizado pelo Grupo Musical Ecos; A seguir materializa-se uma decisão do Executivo da Freguesia, que deliberou atribuir ao Salão Nobre a designação “Salão João Favinha”, através do descerramento da respetiva placa; Proceder-se-á depois à entrega do primeiro prémio do “Concurso de Fotografia Património da Quinta do Conde”; Ato seguido da saudação pública de alguns êxitos individuais e coletivos recentemente protagonizados por quintacondenses; depois a condecoração de algumas pessoas e entidades que se têm distinguido pela ação, promoção e dedicação à comunidade local e, naturalmente, merecedoras do reconhecimento público. Seguem-se as intervenções dos representantes dos órgãos autárquicos do concelho e antes do “moscatel de honra” haverá tempo para “Poemas e uma Guitarra”, com Luísa Amaro e Vítor de Sousa.

As comemorações são organizadas pela Junta de Freguesia da Quinta do Conde, Câmara Municipal de Sesimbra e Centro de Estudos Culturais e Ação Social Raio de Luz.

debate-novas-competencias

tributo-j-favinha