Dia Internacional da Pessoa Idosa

Não obstante ser a freguesia com maior índice de jovens da região, a Quinta do Conde tem, também, muitos idosos, alguns deles já centenários.

O presidente da Junta de Freguesia aproveitou a passagem do Dia Internacional da Pessoa Idosa (1 de outubro) para saudar e dialogar com alguns dos mais idosos quintacondenses.

António Nunes nasceu em Grândola, em 28 de maio de 1912. Tem 104 anos e reside no Conde 1. Enfrenta, naturalmente, algumas dificuldades na mobilidade e na audição, mas está absolutamente lúcido.

Aristides Coias é mais jovem, pois tem “apenas” 102 anos. Nasceu em Alcórrego, perto de Avis, (Portalegre) em 17 de maio de 1914. Reduziu nos últimos anos ao Centro Comunitário onde décadas atrás viu premiada a sua habilidade no jogo da petanca. Mantém ainda elevados ritmos de atividade e evidencia a sua lucidez através da coerência do seu discurso.

O Dia Internacional da Pessoa Idosa foi instituído em 1991 pela ONU com o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e cuidar a população mais idosa. A mensagem do dia do idoso é passar mais carinho aos idosos, muitas vezes esquecidos pela sociedade e pela família.

dia-idoso

dia-idoso-aristides