Escultura no Parque da Ribeira

Integrada no programa de comemoração do aniversário da Freguesia, realizou-se domingo de manhã, no Parque da Ribeira (Várzea da Quinta do Conde) a inauguração da escultura de Eloisa Ejarque “Acerca”, o trabalho final do seu curso na Faculdade de Belas Artes.

A escultora ofereceu a obra à Freguesia da Quinta do Conde e Vítor Antunes, antes de descerrar a placa acompanhado pelo vereador Sérgio Marcelino, agradecendo, descreveu o carinho e a dedicação que a escultora terá dedicado à conceção e execução da obra, patente na caraterização que ela fez da mesma: “Acerca é um projeto de circunscrição de uma parte de um objeto natural. Como conceito fundamental do jardim e símbolo do planeamento do seu território. Acerca impõe ao espaço a sua forma, propõe limites aos seus habitantes e força a sua configuração. Acerca reverte este sentido e segue a natureza, tomando os seus contornos, abandonando a linearidade do material em que é construída para reforçar as formas do jardim.”

Presentes, para além de diversos dirigentes associativos, alguns membros da Junta (Vítor Antunes, Francisca Rosa, Carlos Pólvora e João Laranjeira) e outros autarcas do presente e do passado (José Braga, Júlio Pimenta e Teófilo Fonseca, Manuel Barros, Afonso Pinheiro e António Domingos Carreta), bem como o já referenciado vereador Sérgio Marcelino que na ocasião produziu algumas palavras alusivas a colocação desta e outras obras de arte na Quinta do Conde.

acerca-2

acerca-1