Florestar… a Quinta do Conde

Decorre na segunda quinzena de novembro a campanha “Florestar Portugal”, iniciativa que a Junta de Freguesia da Quinta do Conde apoia naturalmente.

Relativamente à plantação, manutenção ou corte de árvores a Junta de Freguesia tem posições claras e, inclusivamente, concordantes com a associação ambientalista Quercus, por exemplo. Consequentemente, quando pensamos em plantar uma árvore começamos por nos interrogar quanto ao objetivo final: Motivação estética? Contenção de terras? Reduzir o dióxido de carbono na atmosfera?

A definição dos objetivos é importante para a escolha da espécie a plantar.

Tendo-nos sido proporcionada a oportunidade de colocar algumas oliveiras em espaços públicos da Quinta do Conde não a desperdiçámos, escolhemos o espaço a norte do Skate Parque, onde as árvores assentam harmoniosamente e contribuem para a redução do dióxido de carbono.

Considerando a região em que nos inserimos, as espécies acrescentam, na vertente cultural, o desafio ao estudo da oliveira e do azeite.