Alunos fizeram do corta-mato a festa do desporto escolar da Freguesia

Uma onda cor e entusiasmo, animou a zona adjacente à Avenida de Negreiros, na manhã de 5 de Janeiro, com a realização do corta-mato escolar, iniciativa resultante de uma pareceria estabelecida para o efeito entre os agrupamentos escolares da Quinta do Conde e a Junta de Freguesia.

Reunindo cerca de seis centenas de jovens de diferentes idades, afetos aos vários estabelecimentos de ensino sediados na localidade, o evento, efectuado pela primeira vez pelas referidas entidades, permitiu aos jovens atletas que nele tomaram parte, uma experiência desportiva fora dos habituais recintos escolares, proporcionando-lhes assim uma oportunidade competitiva mais próxima da realidade desta disciplina do atletismo.

De acordo com Pedro Santos, professor de educação física da EBIQC, “o novo modelo organizativo da prova afigura-se interessante. Desde logo, porque conta com o apoio Associação de Atletismo de Setúbal, entidade habituada a estas realizações, o que permite reduzir eventuais falhas de caráter técnico.”

Sem deixar de reconhecer que não obstante o empenho das diversas entidades envolvidas na sua organização “a prova teve algumas pequenas falhas, como, aliás, também, por vezes, sucede, até nas competições profissionais, creio que esta experiência diz-nos haver condições para continuar, depois de eliminados alguns pequenos erros que detetámos nesta edição, mas que não beliscam a forma como o evento se processou.“

Posição semelhante manifestou Teresa Albuquerque, responsável pelo desporto escolar no Agrupamento de Escolas Michel Giacometti, que afirmou a convicção de que “globalmente se trata de uma iniciativa muito positiva, especialmente para os alunos mais velhos e para os que frequentam os cursos profissionais ligados ao desporto.”

Neste contexto defende que o modelo ora adoptado se deve manter para aqueles alunos, sendo que os mais jovens, na sua opinião, “deverão efectuar a referida prova no recinto escolar, à semelhança dos anos anteriores. Até porque”, salienta, “a deslocação dos miúdos é feita a pé e levanta algumas dificuldades de natureza logística.”

Para Sérgio Martins, docente da disciplina de educação física na EBI da Boa-Água “a circunstância da prova ocorrer num espaço cujo percurso se assemelha às características do corta-mato, torna este modelo organizativo mais atraente, pois permite uma dinâmica competitiva mais próxima da que irão encontrar nas fases concelhia e distrital”.

Por outro lado, conclui, “ o facto de competirem com os alunos das demais escolas da Freguesia, constituiu uma mais-valia para todos os que tomam parte na prova,” pelo que, sustenta, “com este novo modelo, todos saímos a ganhar, posto que desta forma, os miúdos são chamados a correr num percurso de corta-mato, de facto.”

Classificações

Benjamins Femininos
1.ª Diana Silva – EBIQC
2.ª Ariana Ramos – EBIQC