Campeão de corta-mato repete vitória na Quinta do Conde

Nelson Cruz, campeão nacional em título na especialidade de corta-mato, voltou a sagrar-se vencedor, pela 4ª vez consecutiva, do corta-mato distrital de Setúbal, realizado na Quinta do Conde.

A prova efectuada na manhã de 19 de Fevereiro, no espaço sobranceiro à Avenida de Negreiros, resulta de uma parceria estabelecida entre a Junta de Freguesia e a Associação de Atletismo de Setúbal(AAS), visando a promoção da modalidade nesta zona do distrito, e em particular no concelho de Sesimbra.

Registando a participação de mais de duas centenas e meia de atletas, em representação de clubes e agremiações desportivas filiados na referida associação, o êxito de mais esta iniciativa decorrente da elevada participação e dos tempos registados na aludida prova, constituiu motivo de regozijo para os organizadores que perspectivam já a edição do próximo ano.

Para Adriano Encarnação, director técnico da aludida prova, “esta edição correu muito bem, quer pelo número de atletas, quer pelas boas prestações verificadas em diversos escalões. Situação a que não será alheio o bom tempo que se fez sentir, ao contrário do que ocorreu o ano transacto.”

Na opinião de responsável da AAS o único aspecto que carece de uma ligeira alteração,prende-se com a necessidade de aumentar o perímetro do circuito, de modo a evitarmos eventuais dificuldades ao trabalho dos juízes de chegada se confrontam, em consequência das dobragens a atletas mais atrasados, ocorridas durante a prova.”

Segundo igualmente Manuel Aguiar, presidente da entidade, que no quadro da região, detém a competência pela organização de provas oficiais, “o balanço é extremamente positivo, visto que o percurso possui excelentes condições para o efeito e a máquina se encontra devidamente oleada pela experiência adquirida nos anos anteriores”.

Vencedor da referida prova desde que a mesma tem lugar na freguesia da Quinta do Conde, Nelson Cruz, representando o Clube Pedro Pessoa – Escola de Atletismo, refere ser com muito gosto que nela participa, posto que tem como intuito principal sagrar-se campeão distrital da disciplina, objectivo que tem logrado alcançar.

Esse resultado, diz, “decorre do desenho do percurso e das condições que este oferece aos atletas, pelo que tem sido também minha intenção utilizar esta prova para testar o meu estado físico tendo em vista o Campeonato Nacional, cuja realização ocorre geralmente 15 dias depois.”

Isso mesmo, voltou a verificar-se este ano, mas sublinha, “não está nas minhas perspectivas voltar a sagrar-me campeão nacional da disciplina. Desde logo, porque tenho andado constipado e a minha condição não é igual à que possuía em 2016. A minha intenção será ficar entre os 10 primeiros. No entanto, se surgir a oportunidade, como, aliás, sucedeu o ano passado, não deixarei de a aproveitar para repetir o feito então conseguido.”

Classificações
Infantis Feminino 2000 metros
1.ª Viviana Parrulas  VFC  8’11”
2.ª Natália Branco  NAP  8’15”