Escoteiros reconhecidos e interventivos

A passagem dos 160 anos do nascimento de Sir Robert Baden-Powell (22 de fevereiro de 1857) fundador do escotismo, constituiu o pretexto para diversas ações locais do movimento escotista, de que destacamos algumas realizadas pelo Grupo 232 da Quinta do Conde da Associação de Escoteiros de Portugal.

A Sir Robert Baden-Powell é atribuída a  fundação da “maior associação de voluntários do mundo”, mas também um conjunto de pensamentos que servem de orientação ao dia-a-dia dos escoteiros e agora oportunidade destes para partilhar alguns deles com a comunidade.

Segundo Cláudio Marrana, Escoteiro Chefe do Grupo 232 da Quinta do Conde, este “sempre se pautou por levar estes ensinamentos, do nosso fundador mais além, quer pelos nossos jovens escoteiros, quer pelos seus adultos, que também eles abraçaram este movimento comprometendo-se a dar de si o que podiam em prol de um mundo melhor e de transmitir o que lhes foi transmitido em tempos passados! E assim, “BP” deixou-nos o Escotismo, uma escola de cidadania onde não se consegue explicar o que é ser Escoteiro. Para que tentem perceber o que se escreve deixamos aqui um pensamento ” É impossível explicar o que se sente ao ser se escoteiro, tal como não se consegue explicar que sabor tem a agua”, mas sabemos que faz bem ao corpo, à alma, e ao mundo!

O Grupo 232 da Quinta do Conde quis, neste dia, transmitir à população da sua localidade esse mesmo espírito. Foi distribuído pelos nossos Lobitos e Escoteiros, sacos com alguns pensamentos que, levaram a quem leu um sorriso que tanta falta faz à nossa Humanidade! “BP” certamente ficaria orgulhoso destes nossos valentes Lobitos e Escoteiros, que conseguiram arrancar sorrisos, beijos e reconhecimento por parte de quem recebeu e fez questão de os recompensar com uma palavra amiga e gestos de carinho!

Por outro lado, os nossos Exploradores e Caminheiros, pintaram um mural que nos foi indicado pela Junta de Freguesia da Quinta do Conde, entidade a que agradecemos o apoio prestado!

Esse mural, contou com duas frases, “um sorriso é uma chave secreta que abre muitos corações” e “deixa o mundo um pouco melhor do que o encontras-te”, sem dúvida que demos cor a duas paredes, e com essa cor vieram duas frases de alegria e de incentivo para todos que olham e contemplam a obra feita!

É este o espírito que nos move diariamente, fazer jovens melhores para a sociedade, jovens alegres, dispostos a ajudar o próximo e também não menos importante, que se divirtam muito!”