Eliminação de ervas nas bermas e passeios

A Junta de Freguesia iniciou hoje, no Conde 1, a aplicação de vinagre nos passeios e bermas das ruas da Quinta do Conde, enquanto metodologia alternativa ao uso de produtos fitofarmacêuticos. A solução é economicamente mais dispendiosa se ignorarmos os benefícios em saúde e ambiente.

Recordamos que os órgãos autárquicos do Município de Sesimbra (Câmara e Assembleia Municipal) e da Freguesia da Quinta do Conde (Junta e Assembleia de Freguesia) concordaram em 2016 alterar o Acordo de Execução então vigente, decorrente da decisão de suspender a aplicação dos herbicidas com produtos fitofarmacêuticos na sua composição, tendo em atenção os eventuais  efeitos nocivos para o ambiente e saúde humana decorrentes da utilização do glifosato.

Sabia-se porém, que a extirpação das ervas das bermas e passeios, apenas com recurso ao corte mecânico, revela-se tarefa desgastante e pouco eficaz, dado que, após o corte, as ervas se renovam com maior vitalidade.

A lei 26/2013 (que regula as atividades de distribuição, venda e aplicação de produtos fitofarmacêuticos…) sugere, logo no número 1 do seu primeiro artigo, “o recurso à proteção integrada e a abordagens ou técnicas alternativas, tais como as alternativas não químicas, aos produtos fitofarmacêuticos”.

Das diligências que realizámos, tomamos conhecimento do sucesso das experiências pioneiras da Junta de Freguesia de Alvalade, em Lisboa, na assunção de metodologias alternativas (vinagre biológico e sal marinho não refinado, ambos com fichas de produto para uso alimentar / ficha de segurança) e da disponibilidade desta autarquia para partilhar os conhecimentos entretanto adquiridos.

A Junta de Freguesia da Quinta do Conde aproveitou a referida disponibilidade, que se traduziu na formação de eleitos e colaboradores e após adquirir a primeira remessa de vinagre (igual ao que é usado na nossa alimentação) iniciou a sua aplicação.

Antes, havia sido solicitada a realização duma reunião do Conselho Municipal de Segurança para dar conta desta intenção.