Ginástica aeróbica na Quinta do Conde

Organizado pela Federação de Ginástica de Portugal, em parceria com a Associação MGBOOS, realiza-se este sábado, dia 11 de março, no Pavilhão Municipal da Quinta do Conde, a partir das 09h00, o Torneio José António Marques, em ginástica aeróbica.

Esta prova faz parte do calendário nacional de competições sendo esta 5ª edição a primeira do calendário da Ginástica Aeróbica em 2017 e é assim designada em homenagem ao primeiro Presidente da Federação de Ginástica de Portugal, José António Marques.

Em novembro de 1950, o então vice-presidente da Direção do Ginásio Clube Português organizou uma reunião com vários clubes onde salientou a conveniência de se fundar oficialmente a Federação. Recorde-se que no Campeonato do Mundo e nos Jogos Olímpicos de 1948, por carência de uma estrutura federativa, não foi possível à ginástica portuguesa fazer-se representar nessas competições.

A14 de Abril de 1951 foram aprovados os primeiros estatutos e em Agosto os dirigentes eleitos tomaram posse.

José António Marques fez também as diligências necessárias para que a Federação de Ginástica de Portugal fosse integrada na Federação Internacional de Ginástica. A admissão de Portugal foi aceite no congresso da FIG, antes dos Jogos Olímpicos de Helsínquia de 1952.

O primeiro emblema da FGP também foi desenhado por José António Marques.

Esta 5ª edição tem prevista a presença de 14 clubes nacionais, com alguns atletas campeões nacionais e com 201 rotinas.