Pessoas: Instantes de Carnaval

De 25 de fevereiro a 10 de março, entre as 09h00 e 18h00, decorre na Junta de Freguesia da Quinta do Conde uma exposição de fotografias de Jorge Veiga Alves subordinada ao tema “Pessoas: Instantes de Carnaval”.

As imagens mostram interessantes momentos das vivências de diversas pessoas no Carnaval, mais precisamente, nos instantes que antecedem os desfiles, onde, para além da alegria, perpassam na face das pessoas outras expressões – concentração, expetativa, contemplação – e é possível testemunhar várias situações de entreajuda. Uma enorme riqueza humana concentrada num pequeno espaço físico e temporal que agora parcialmente se transmite através desta exposição.

Quem é Jorge Veiga Alves?

Fotógrafo amador desde o período da fotografia analógica (incluindo fotografia submarina) e, presentemente, de fotografia digital.  Foi membro da Direção Executiva da extinta SEFA-Sesimbra Expressão Fotográfica Associação; Classificado no escalão de “Champion” (sétimo numa escala de nove níveis) na plataforma GuruShots.

Exposições fotográficas individuais: “Para Além da Taprobana…” no CPAS-Centro Português de Atividades Subaquáticas e Banco de Portugal (1995); “Casebres Saúda-vos” na Junta de Freguesia de S. Martinho, Alcácer do Sal, entre 14 de abril e 5 de maio de 2018 e “Pessoas: Instantes no Carnaval” em Sesimbra, no Auditório Conde Ferreira, entre 21 a 29 de julho de 2018 e, em Lisboa, no Edifício Portugal, no espaço de exposições do Grupo Desportivo e Cultural do Banco de Portugal, entre 27 de setembro e 5 de outubro de 2018.

Várias fotografias incluídas nas seguintes exposições fotográficas coletivas: “Mosaicografia-2016” no Brasil, em Porto Alegre, de 9 a 20 de novembro de 2016; na 5ª edição da exposição de fotografia do Clube de Arte Fotográfica Camaçari “Universo Feminino-Singular e Plural”, durante o mês de março de 2017, na cidade de Camaçari, na Bahia, no Brasil; na exposição “Prémio de Fotografia de Sintra-2017”, no MU.SA-Museu de Artes de Sintra, de 9 de setembro a 14 de outubro de 2017; na exposição “Artes e Ofícios”, em Sesimbra, organizada pela SEFA de 13 de janeiro a 4 de fevereiro de 2018 e na exposição “Aqui Há Jazz”, em Sesimbra, organizada pela SEFA de 12 a 30 de setembro de 2018.

Fotografias selecionadas para exposições coletivas em formato digital: na Berlin Blue Art Gallery, em Berlim, de 20 a 29 de janeiro de 2017, na MIA Photo Fair, em Milão, de 10 a 13 de março de 2017, na Whitespace Art Gallery, em Edimburgo, de 30 de agosto a 4 de setembro de 2017 e na Qlick Gallery, em Amesterdão, de 9 a 16 de dezembro de 2017 (iniciativas conjuntas entre aquelas galerias e a plataforma GuruShots);

Apresentação “Macau: um olhar de Jorge Veiga Alves” de fotografias feitas em Macau e comentadas por mim, na Universidade Sénior de Rotary de Sesimbra, no Auditório do Banco de Portugal , em Lisboa, na Universidade Internacional da Terceira Idade, em Lisboa, na SEFA-Sesimbra Expressão Fotográfica Associação e na Casa de Macau em Lisboa.