Apresentação do livro: “Forte de Peniche – Memória, Resistência e Luta”

Apresentação do livro: “Forte de Peniche – Memória, Resistência e Luta”

A União de Resistentes Antifascistas Portugueses e a Junta de Freguesia da Quinta do Conde convidam todos a participar na sessão de apresentação do livro: “Forte de Peniche – Memória, Resistência e Luta”, que se realiza no Salão João Favinha, dia 10 de maio, às 21h00.

A iniciativa insere-se na comemoração dos “45 Anos da Revolução de Abril” e conta com a participação do destacado resistente Álvaro Pato, que certamente irá descrever alguns pormenores da sua detenção, em 25 de maio de 1973, aqui perto, no caminho de Coina para a Penalva, bem como pormenores do “tratamento” infligido na cadeia de Peniche, comum a outros democratas ali detidos.

Atente-se que na sequência de uma petição, de que José Pedro Soares foi primeiro subscritor, no Forte de Peniche, tornou-se no Museu Nacional da Resistência e da Liberdade, cujos primeiros núcleos foram inaugurados dia 27 de Abril e a conclusão do Museu prevista até ao final de 2020.

Na abertura da sessão, o pianista Daniel Schvetz interpretará algumas melodias e no final será a Tuna da Universidade Sénior “O Sonho Não Tem Idade” a animar os presentes.