Quinta do Conde no calendário nacional do ciclismo

Cento e cinquenta atletas em representação de mais de duas dezenas de clubes provenientes de várias regiões do país, voltaram a colocar a Quinta do Conde no calendário velocipédico nacional nos escalões de formação, com a realização, a 12 de Maio, do 8º Prémio de Ciclismo Juvenil da localidade.

A prova organizada pela Associação de Ciclismo de Setúbal, de parceria com a Federação Portuguesa da modalidade, a Junta de Freguesia local e a colaboração da Câmara Municipal de Sesimbra, constituiu mais uma manifestação de promoção e divulgação do desporto junto da comunidade quintacondense, em especial dos habitantes mais jovens.

O circuito realizado pelos ciclistas ao longo de várias artérias da Vila, integrou, como em anteriores edições, o calendário inter-regional de estrada da entidade federativa, registando a participação de atletas oriundos de Alcobaça, Paio Pires, Torres Vedras, Loulé, Azeitão, Alenquer, Igrejinha, Almodôvar, Vila Nova de Cacela, ou Almada, entre outras, consagrando a Quinta do Conde como uma das localidades da região que incentiva o ciclismo e valoriza o passado que alguns dos seus habitantes tiveram na história da modalidade.

Antecedendo a entrega de prémios, Vítor Antunes, presidente da referida Junta de Freguesia congratulou-se com mais esta edição da prova, ocorrida num fim-de-semana em que ocorreram iniciativas de vária índole, salientando que “a concretização desta manifestação desportiva, efectuada, desta feita, sob excelentes condições atmosféricas e com uma significativa participação, constituiu um modo de preservação do legado histórico de três antigos clubes da localidade que estiveram na criação da Associação de Ciclismo de Setúbal e de alguns antigos praticantes da modalidade, como é exemplo Orlando Rodrigues.”

Para José Polido, vereador da Câmara Municipal de Sesimbra, o evento tendente a promover a prática desportiva entre os habitantes do concelho, adquiriu o estatuto que o coloca entre os grandes eventos de natureza desportiva levados a efeito no quadro do concelho, nesta época do ano.

Na perspectiva de Eduardo Guilherme, presidente da Associação de Ciclismo setubalense, o saldo desta 8º edição do prémio é extremamente positivo, quer do ponto de vista técnico, quer do ponto de vista organizativo, posto que a experiência adquirida em anos anteriores, nos permitiu eliminar algumas pequenas falhas, contribuindo assim para que o mesmo tenha decorrido sem qualquer tipo de sobressalto.”

Valorizando o empenho da autarquia quintacondense nas diferentes vertentes que concorrem para a efectivação da prova, o dirigente associativo, sublinha a atenção que dedica a esta realização da prova e à forma eficaz como congrega vontades e das demais entidades que colaboram na preparação e execução do circuito.

Assim, concluiu, “ante a forma como tudo correu, creio que estamos de parabéns, posto ser minha convicção que tantos os atletas como os responsáveis do clubes que vieram à Quinta do Conde tomar parte em mais esta regressam satisfeitos às suas terras”.

Vencedores

No escalão “Pupilo-Benjamim” Leonor Estêvão (Jorbi – Team José Maria Nicolau) e Diogo Cavaco (BTT Loulé / Elevis) venceram em femininos e masculinos respetivamente.

Em “Iniciados”, trinfaram Juliana Gonçalves (Escola de Ciclismo de Almodôvar) e Daniel Estêvão (Jorbi – Team José Maria Nicolau).

Em “Infantis” ganharam Bruna Carmo (Escola de Ciclismo de Almodôvar) e João Anunciação (Escola de Ciclismo de Almodôvar).

No escalão “Juvenil” os primeiros foram Maria Santos (Agência Avenida / D´Helvetia) e Tiago Santos (Alcobaça C C / Crédito Agricola).

Em “Cadetes”, apenas feminino, venceu Joana Alves (Anipura-GDM-Escola Alexandre Ruas).

Coletivamente em primeiro ficou a equipa Extremosul / Hotel Alisios / Cenmais; em segundo a BTT Loulé / Elevis; em terceiro lugar ficou a  LA Alumínios/SGR Ambiente/CC A. Paio Pires; 4.ª Escola de Ciclismo de Almodôvar; 5.ª  Mato-Cheirinhos/Vila Galé/Etopi; 6.ª ACD Milharado/Escola Ciclismo Manuel Martins; 7.ª Escola Joaquim Agostinho; 8.ª Alcobaça C C / Crédito Agrícola; 9.ª Grupo Desportivo de Lousa; 10.ª Escola de Ciclismo Amaro Antunes;11 Centro Ciclismo Loulé; 12.ª Jorbi – Team José Maria Nicolau.