Festival do Caracol encerrou vinte dias de festejos populares

A cerimónia de entrega de prémios do 10º Festival do Caracol do Concelho de Sesimbra, efectuada a 29 de Junho, constituiu o epílogo de um período de grandes festividades na Quinta do Conde, iniciadas com a realização da 29ª edição da Feira Festa e prosseguidas com a comemoração dos Santos Populares.

Ao longo de vinte dias, a Quinta do Conde assumiu o estatuto de principal centro de actividades festivas do Concelho de Sesimbra nesta época do ano, com a realização, por um lado, de mais uma edição da Feira Festa, certame de natureza musical que concita o interesse de habitantes e visitantes, e, por outro, com o tradicional festejo dos Santos Populares, culminando com o Festival do Caracol.

O extenso e diversificado programa de celebrações, promovido pela Junta de Freguesia, de parceria com o movimento associativo local e o apoio da Câmara Municipal de Sesimbra, reafirma a capacidade e a determinação da comunidade, tendente a valorizar e projectar a imagem da localidade para um estádio que reflicta não apenas a qualidade de vida de quem ali reside, mas que sublinhe também a importância do seu capital imaterial: as pessoas.

Não surpreende, assim, a adesão e o envolvimento das colectividades e associações locais na organização do arraial popular, expresso na existência de dezassete tasquinhas, situadas no recinto adjacente à sede da autarquia e no ambiente de festa que o caracterizou, marcado, diariamente, por uma expressiva moldura humana.

Tal cenário motivou a organização a instituir, pela primeira vez, um prémio visando salientar a melhor decoração, com o objectivo de estimular a criatividade das agremiações, conferindo desse modo, ao local que cada uma ocupou, o ambiente que caracteriza este período do ano.

No decurso da aludida cerimónia, João Narciso, representante da Assembleia Municipal de Sesimbra e membro do júri do referido concurso gastronómico, salientou ter-se tratado de “uma experiência muito agradável, integrar o grupo de pessoas a quem coube a tarefa de apreciar os pratos a concurso e atribuir os respectivos prémios, mas, fundamentalmente, pelo espírito de confraternização que invade todos os activistas associativos envolvidos nesta e em muitas outras iniciativas levadas a efeito na freguesia.”

Para Vítor Antunes, presidente da Junta de Freguesia da Quinta do Conde, “o espírito de cooperação e de entreajuda que se verifica neste e noutros eventos regularmente levados a cabo nesta parcela do concelho, constitui um dos alicerces da nossa identidade, pois é algo que nos é intrínseco. Faz parte do nosso ADN. O que fazemos, fazemo-lo com os outros e para os outros. Logo, fazemo-lo para toda a comunidade que, afinal, somos nós.”

De acordo ainda com o autarca quintacondense “neste sentido, estamos todos de parabéns. Os vencedores que viram os seus dotes culinários e o seu labor reconhecidos, mas, sobretudo, todos os dirigentes associativos que deram corpo a esta organização com um inequívoco entusiasmo.”

Agradecendo a compreensão dos habitantes dos edifícios situados na zona envolvente ao recinto onde decorreram as festividades Vítor Antunes, deu ainda conta de várias actividades culturais que a autarquia desenvolve, entre elas o ensino de música.

Encerrando o breve período de intervenções, Francisco Jesus, Presidente da Câmara Municipal de Sesimbra expressou a convicção de que “este evento e a adesão popular que anualmente regista, reafirmam a vitalidade do movimento associativa e a sua determinação em fomentar o acesso à cultura, ao desporto e ao recreio, factores que concorreram para que se tenha assumido como uma referência não só da freguesia e do concelho, mas da região, não obstante ser uma freguesia jovem.”

Segundo, igualmente, o edil, “estamos perante um território cuja construção tem sido e continuará a ser obra de todos, pelo que se nos afigura importante que todos ajudemos a crescer e valorizar esta terra, nas suas diferentes vertentes, valorizando, com isso, o concelho de Sesimbra.”

CLASSIFICAÇÕES

Tasquinha Melhor Decorada
1.º Grupo Folclórico e Humanitário do Concelho de Sesimbra
2.º Centro Comunitário Quinta do Conde
3.º MGBOOS

Concurso Gastronómico de Pratos com Caracol
1.º Grupo Desportivo e Cultural do Casal do Sapo, com “Menu de degustação de caracol”.
2.º Grupo Folclórico e Humanitário do Concelho de Sesimbra, com “Hamburguer Especial “C”.
3.º Grupo Desportivo e Cultural do Conde 2, com “Lasanha de Caracoleta”.