Mesas de voto da Quinta do Conde – Informação

Mesas de voto da Quinta do Conde – Informação

A Assembleia da República aprovou em 2018 (entre outras alterações ao regime jurídico do recenseamento eleitoral) eliminar o número de eleitor passando os cadernos eleitorais de cada Posto a ser organizados por ordem alfabética.

As eleições de maio, para o Parlamento Europeu, confirmaram os esperados incómodos para casais antigos, que antes votavam sequencialmente na mesma mesa, e passaram a estar separados, por o nome começar por letra diferente. Um problema real para o elevado número de eleitores do Posto G, que está, há muito, dividido por dois locais (Escola Básica do 1º Ciclo nº3 da Quinta do Conde 1 e Escola Básica do 1º Ciclo/JI do Pinhal do General) levando a situações de um membro do casal votar no Conde 1 e o outro votar no Pinhal do General.

Para resolver este problema a Junta de Freguesia entrou em contato com o Ministério da Administração Interna, propondo acrescentar mais três postos aos existentes: Um para os eleitores residentes no Conde 2, outro para os eleitores residentes no Conde 3, e o terceiro para o Pinhal do General. O Ministério da Administração Interna aceitou a nossa proposta, que porém, não pode ser implementada nas eleições de 6 de outubro por falta de tempo para adaptar os cadernos eleitorais.

Consequentemente, o ato eleitoral de 6 de outubro mantêm os mesmos moldes do realizado em maio.

Logo após as eleições iniciaremos o trabalho, a pensar no futuro, de reorganizar os postos por zonas, medida com inequívocas vantagens para todos: Maior proximidade dos eleitores à Mesa de Voto, maiores facilidades de estacionamento para os membros das mesas e para os eleitores…