8 de Março – Dia Internacional da Mulher

A Junta de Freguesia assinalou o Dia Internacional da Mulher com visitas a lares de idosos (no Conde 1, Conde 3, Conde 2 e Pinhal do General) onde ofereceu uma flor a cada uma das mulheres presentes (utentes e trabalhadoras), visando deste modo chamar a atenção para um setor etário nem sempre tratado com o carinho, a justiça e o reconhecimento devidos.

A celebração do Dia Internacional da Mulher já acontecia antes de 1975, data em que a ONU deliberou integrar esta jornada de emancipação e luta das mulheres no calendário do mundo.

Em Portugal, antes do 25 de Abril de 1974, também se assinalava a data, nas condições – e com as condições – adversas da ditadura. Com a instauração da Democracia a celebração do dia 8 de Março, enquanto Dia Internacional da Mulher ganhou novo fôlego.

A Junta de Freguesia da Quinta do Conde sempre esteve, e está, solidária com as lutas das mulheres, pela igualdade de direitos e pelo fim de qualquer tipo de discriminação. A solidariedade da autarquia este esteve presente no apelo à participação nas jornadas coletivas de celebração do evento, particularmente a grande manifestação organizada em Lisboa pelo MDM – Movimento Democrático de Mulheres.