Acetatos. Quem tem?

Acetatos. Quem tem?

Recebemos e divulgamos o ofício do senhor Diretor do Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde. Esclarecemos que acetatos, neste caso, são folhas de plástico transparentes, habitualmente usadas em retroprojetor

Exm.ª Sr. Presidente da Junta de Freguesia da Quinta do Conde

Sr. Vitor Antunes

Por solicitação do enfermeiro xxx, enfermeiro especialista, aceitamos ser um parceiro no combate à pandemia causada pelo Covid-19, nomeadamente na angariação de acetatos.

Atualmente os hospitais estão com uma enorme dificuldade em conseguir equipamento de proteção individual para todos os profissionais que se encontram na prestação direta de cuidados às pessoas com COVID-19.

Estes profissionais constituem o recurso mais valioso que possuímos nesta luta, pelo que devem ser apoiados, e não podemos permitir que cuidem de pessoas infectadas sem se protegerem.

A principal via de transmissão é a respiratória através das gotículas emitidas pela tosse e espirros de doentes infetados.

Com recurso a acetatos consegue-se produzir viseiras, as quais permitem proteger os profissionais da exposição direta de gotículas.

Neste momento existe o apoio de pequenas e médias empresas que estão a produzir os moldes de fixação das viseiras, mas são necessários acetatos em grande volume de modo a terminar estes equipamentos de proteção individual.

Devido ao elevado risco de contágio, cada acetato será descartado após o contacto com a pessoa infectada, daí a necessidade de um elevado número de acetatos.

Assim, vimos por este meio solicitar a ajuda de todos, particulares e entidades, para a angariação destes materiais, fazendo chegar os mesmos à Escola Básica Integrada da Quinta do Conde. De acordo com a informação recente que recebemos, é preciso fazer chegar o maior número possível de acetatos a estas empresas, nos próximos dias.

Solicitamos ainda que repassem esta informação a outras pessoas e entidades, toda a ajuda é precisa para uma recolha em grande escala, referindo o local e morada para onde devem ser encaminhados. (Escola Básica Integrada da Quinta do Conde,  Rua António José de Almeida, 2975-316 Quinta do Conde, Sesimbra)

Desde já agradecemos a vossa atenção e disponibilidade.

Muito obrigado.
Luís Pacheco
Diretor