Dia do Pescador

A celebração do Dia do Pescador, a 31 de maio, proporciona à comunidade sesimbrense a oportunidade para exaltar a coragem, o arrojo e o valor dos homens do mar.

A Junta de Freguesia da Quinta do Conde, enquanto parte desta comunidade, saúda os pescadores em geral, os que ainda exercem a sua atividade, os que tendo dedicado parte significativa da sua vida às artes de pesca estão hoje reformados, e também uma reverência aos que já nos deixaram.

Saudamos particularmente aqueles que neste dia 31 de maio são condecorados pela Câmara Municipal de Sesimbra e permitam-me um “à parte”, para o agora também quintacondense Lino Dionísio, que se dedica à pesca do polvo, uma das espécies mais representativas da pesca, em Sesimbra.

Se antes interpretávamos a nossa participação no Conselho Municipal de Pescas de Sesimbra, como representativa dos consumidores, teremos que rever esse conceito.

Mas o dia 31 de maio é, também, o Dia Nacional das Colectividades e a Junta de Freguesia da Quinta do Conde, grata ao excepcional papel do movimento associativo na freguesia, no concelho e no país, saúda todas as coletividades e particularmente a Associação de Armadores de Pesca Artesanal do Centro e Sul, parceira da Junta no emblemático projeto “cabaz do peixe”.

Viva a pesca.

Viva aos pescadores!